Quase 350 mil eleitores estão aptos para votar nas eleições deste domingo (2) nos 26 municípios do Vale do Ivaí mais Arapongas. O número é 6,4% maior em relação à disputa de 1998, quando a região somava pouco mais de 327 mil eleitores.
No Paraná, são 8,4 milhões de eleitores distribuídos nos 399 municípios do Estado, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Brasil, o eleitorado soma 156,4 milhões em 28 estados. O maior colégio eleitoral da região é Apucarana, com 94.621 votantes, seguido de Arapongas (82.690) e Ivaiporã (25.536).
-LEIA MAIS: TNOnline fará cobertura completa das Eleições 2022 neste domingo
Nestas eleições, os eleitores vão escolher – nesta ordem – deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Em 2022, a Justiça Eleitoral incorporou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação: os eleitores terão um segundo adicional para conferir cada voto. Depois de digitar o número de um candidato, a tela vai mostrar um aviso: "confira seu voto". O tempo servirá para que o eleitor observe, mais uma vez, se o número e o candidato estão corretos.
O pleito deste ano é marcado pela rivalidade, com destaque para o âmbito nacional. São 11 candidatos na disputa pelo Palácio do Planalto: Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição; o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB); Soraya Thronicke (União); Felipe D’Avila (Novo); Eymael (DC); Sofia Manzano (PCB), Padre Kelmon (PTB), Vera Salgado (PSTU) e Léo Péricle (UP).
Já o Paraná tem nove candidatos ao governo estadual: o atual governador Ratinho Junior (PSD); o ex-governador Roberto Requião (PT); Ricardo Gomyde (PDT); Adriano Teixeira (PCO); Joni Correia (DC); Professor Ivan (PSTU), Professora Ângela (PSOL), Solange Ferreira Bueno (PMN) e Vivi Motta (PCB).
- LEIA MAIS: Eleições 2022: tudo o que você precisa saber para votar no domingo
Para o Senado são outros dez nomes: Alvaro Dias (Pode); Sergio Moro (União); Paulo Martins (PL); Orlando Pessuti (MDB); Desiree (PDT); Aline Sleutjes (Pros); Dr. Saboia (PMN); Laerson Matias (PSOL); Roberto França da Silva Junior (PCO) e Rosane Ferreira (PV).
O contingente de concorrentes para os cargos no Legislativo é grande. São 632 nomes na disputa para deputado federal e 902 candidatos para deputado estadual (veja a lista no Guia do Voto nas páginas 4 e 5).
A votação seguirá o horário de Brasília, com as seções eleitorais abrindo às 8 horas e fechando às 17 horas. É preciso levar um documento com foto para votar. Segundo expectativa da Justiça Eleitoral, todos os eleitos ou candidatos que vão disputar o segundo turno devem ser conhecidos por volta das 21 horas.
Por, Fernando Klein