Empresas, Empresários e a Cooperação Para Vencer a Crise

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 05/06/2020
Empresas, Empresários e a Cooperação Para Vencer a Crise

Frequentemente as empresas estão envoltas em grandes dificuldades para manter o seu

processo competitivo. A grande conquista atualmente é enfrentar a crise e permanecer

no mercado para que, no momento em que as oportunidades surgirem, a empresa possa

estar presente e ocupar o espaço desejado. Para que a empresa possa, satisfatoriamente,

ocupar seu espaço, entretanto, precisa manter-se preparada, ampliando sempre o seu rol

de capacidades, envolvendo melhoria de seus recursos humanos e de qualificação

técnica de suas máquinas e equipamentos, aperfeiçoando seus relacionamentos com as

demais empresas do setor – e de setores afins – de tal forma que a empresa e o

empresário figurem como um repositório de conhecimentos. Assim, como um

trabalhador com larga experiência em sua função, a empresa e o empresário estão a todo

momento aprendendo, para colocar em prática as boas ideias que surgirem num

momento de expectativa positiva da economia.

O Empresário é um observador constante de novas oportunidades. Ele pode estar em um

local de distração e entretenimento, mas mesmo ali, fora do ambiente da empresa, está

pensando como garimpar novas oportunidades de negócio. Essa é a constante vida e luta

do empresário: acreditar na sua intuição e capacidade de realizar as coisas; acreditar nas

oportunidades e em seus colaboradores e parceiros. Uma empresa não está ligada às

demais somente pelos preços, mas por uma forte inter-relação de compra, de entrega de

bens e serviços. Esse relacionamento se dá, igualmente com seus consumidores, seja no

varejo ou no atacado, ocorrendo, ainda, dentro do local onde está instalada, ou em

âmbito regional, nacional e internacional.

O olhar do empresário precisa ter um alcance abrangente. Deve visualizar grandes

objetivos cooperativos para poder alcançar uma grande conquista. As expectativas vão

se consolidando e a intuição do empresário vai ganhando forma à medida que o tempo

passa, transformando o apenas sonhado em realizações concretas. O empresário,

contudo, não deve – e nem pode – dispensar ou desconhecer as parcerias que o auxiliam

na conquista e consolidação das metas ambicionadas.

O passo seguinte é saber dividir – com seus parceiros – o mérito de suas conquistas, em

cada um dos espaços onde está instalada ou atua, buscando, sempre que possível e

necessário, novas parcerias, estando aberto e à disposição de novas cooperações. O

empresário não pode desconsiderar que para continuar crescendo, sua empresa, agora

constituída, fortalecida e consolidada no mercado, para manter-se no topo, deve

estender a mão para as já existentes, ou novas parcerias, ajudando-as a, também

manter–se e consolidar-se no mercado. A crise é uma oportunidade para as empresas

exercitarem seu processo cooperativo.

Existem muitos exemplos de empresas, que após sua maturidade, lançam-se em novas

redes de relacionamento, com empresas do mesmo setor, ou de setores afins, de tal

forma que o empresariado, atuando em cooperação – principalmente em períodos de

crise – tem maiores chances de manter-se no mercado e fortalecer o processo

competitivo das empresas, seja em grupo ou em nível individual. Assim, a cooperação

lhes proporciona conquistas e melhorias competitivas que, atuando de forma isolada,

não lhes seriam possíveis.