MAIS LIDAS
VER TODOS

GESTÃO COMPARTILHADA

Sapecadão e Estádio voltam a pertencer à Prefeitura de Ivaiporã

Com a retomada a Prefeitura pode voltar a investir em obras e a UEM reforçar as atividades esportivas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.02.2024, 12:11:24 Editado em 28.02.2024, 12:11:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após 13 anos, o Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz, que é conhecido como Sapecadão, e o Estádio Manoel Fernandes Silva voltaram a pertencer ao patrimônio da Prefeitura de Ivaiporã, nesta terça-feira, 27 de fevereiro.

continua após publicidade

Em março de 2011, Cyro Fernandes Corrêa Júnior (PT) – prefeito à época, assinou o termo de cessão de uso que permitia a Universidade Estadual de Maringá (UEM) utilizar as infraestruturas pelo período de 99 anos.

- LEIA MAIS: Ladrões invadem casa e igreja e furtam veículos e objetos na região

continua após publicidade

A solenidade, realizada no Sapecadão, reuniu o prefeito Carlos Gil (licenciado), prefeito em exercício Marcelo Reis, secretário municipal de Esporte, Silvio José (Silvinho), presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Montanheri, vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, diretor do Campus da UEM, Eduard Bendrath, chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano da UEM, Andreia Paula Basei, procurador jurídico da UEM, Geovanio Rossato, servidores públicos municipais e estaduais, equipe técnica, atletas e vereadores.

Carlos Gil e Gisele Mendes assinaram o Termo de Gestão Compartilhada do Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz e do Estádio Manoel Fernandes Silva, regida pela Lei Federal 14.133/2021 e pelo Decreto Estadual 10.086/2022, visando o melhor aproveitamento dos espaços pela vigência de 35 anos.

O documento estabelece que UEM utilizará as infraestruturas para atividades de ensino, pesquisa e extensão – com prioridade para os cursos oferecidos no Campus da UEM, enquanto a Prefeitura poderá usufruir dos espaços nos horários não destinados às atividades acadêmicas, mediante acordo entre os departamentos responsáveis.

continua após publicidade

A Prefeitura e a UEM se comprometem a compartilhar responsabilidades, como despesas mensais de energia elétrica, água, segurança e manutenção das infraestruturas.

Paradesporto

Eduard Bendrath destacou a dimensão e a história do Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz por considerar importante ser valorizado em benefício da população. “Em breve, iremos inaugurar o Centro de Referência do Paradesporto, o que será muito importante para o esporte de Ivaiporã”, comentou o diretor do Campus da UEM.

continua após publicidade

A gestão compartilhada foi considerada pela vice-reitora Gisele Mendes como um grande benefício para Prefeitura e UEM. “Era muito difícil arcarmos com os custos de manutenção e complicado para a Prefeitura por não ter o Sapecadão e o Estádio Municipal à disposição da população”, reconheceu Gisele Mendes.

Emocionado. Assim estava Marcelo Reis com a reversão do patrimônio, parabenizando a visão esportiva da gestão Carlos Gil e da reitoria da UEM. “São 41 anos de história! E 13 anos após cessão de uso o Complexo Esportivo Leovegildo Barbosa Ferraz voltam a ser da população”, comemorou Marcelo Reis.

Carlos Gil afirmou que foi uma importante decisão tomada pela Prefeitura e a UEM, porque a Prefeitura pode voltar a investir em obras e a UEM reforçar as atividades esportivas. “Ivaiporã volta a ter o Sapecadão e o Estádio Municipal, onde iremos investir em acessibilidade – instalando elevador, substituindo a iluminação pública, reformando os vestiários e pavimentando com massa asfáltica. Inclusive temos os recursos liberados pelo deputado federal Sérgio Souza no valor de R$1.100.000,00”, informou Carlos Gil antecipando que a previsão é licitar a obra de asfalto em março.

Designação do Gestor e Fiscal

Para garantir a eficácia do termo, foram designados os professores Eduard Bendrath e Ricardo Carminato como gestor e fiscal, respectivamente, responsáveis por administrar o acordo desde a formalização ao cumprimento dos objetivos estabelecidos. Assim, a Prefeitura de Ivaiporã e a UEM reforçam o compromisso com o desenvolvimento educacional e esportivo, promovendo o uso sustentável e compartilhado de recursos públicos em benefício da população.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Sapecadão e Estádio voltam a pertencer à Prefeitura de Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!