Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Região

    Mulheres são a maioria dos infectados por Covid 19 na região

  • Foto por
    Escrito por Fernanda Neme
    Publicado em 19/05/2020 Editado em 19/05/2020

    Mulher e na faixa dos 40 aos 49 anos. Esse é o perfil mais comum até agora dos pacientes de coronavírus do Vale do Ivaí, segundo aponta pesquisa feita pela Tribuna com base em informações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e prefeituras.  

    Dos 112 casos confirmados até ontem nos nove municípios com registros da doença, a Tribuna levantou o perfil de 106 pacientes: 50 homens (47%) e 56 mulheres (53%). A faixa etária com maior número de casos é entre 40 a 49 anos, que equivale a 22,3% do total, seguida de 30 a 39 anos, que corresponde a 19,8% (ver infográfico). O perfil é semelhante ao estadual. Segundo o boletim de ontem da Sesa, que apontou para um número de 2.360 casos, o Paraná tem 23,6% dos pacientes na faixa dos 30 a 39 anos. As mulheres correspondem a 51% dos infectados.Para o chefe da 16º Regional de Saúde, Altimar Carletto, o número de mulheres e homens quase se igualam. “Não tem muita diferença no número de homens e mulheres confirmados com a Covid-19, porém, a mortalidade é maior entre os homens”, explica.Já em relação à faixa etária, Altimar acredita que pessoas de 40 a 49 anos, que são as com maior incidência, estão mais expostas ao vírus do que as outras. “É o público economicamente ativo que está nas ruas trabalhando. Os jovens estão mais em casa, já que escolas, universidades estão paradas. Os idosos estão fazendo isolamento e se preservando”, reforça.

    APUCARANA

    Fazendo o recorte de dados por municípios, Apucarana registrou, até segunda-feira (18), 43 diagnósticos da doença. São 23 homens e 20 mulheres que testaram positivo. Os dois óbitos registrados no município foram de homens: um de 47 e outro de 51 anos.A maior incidência do novo coronavírus está empatada em duas faixas etárias 30 e 39 anos de idade e 60 e 69 anos, que somam, cada uma, 10 casos. Ambas correspondem a quase metade do total. As pessoas entre 50 e 59 anos somam 9 casos (21,4%); entre 20 e 29 mais 6 casos (14,2%); entre 10 e 19 anos são dois casos (5,1%) e na faixa etária entre 70 e 79 anos foi registrado um caso de Covid-19 no município (2,5%).

    Ao longo dos últimos dias, o prefeito Junior da Femac vem alertando os homens sobre os riscos de contaminação. Eles representam 54% dos casos confirmados em Apucarana. “Vejo nas ruas que muitos homens não estão usando máscara. É preciso cuidado. O vírus está circulando por toda a cidade e muitos homens não estão dando importância à prevenção. Será que não vamos aprender dessa vez?”, questionou. (Colaborou Adriana Savicki) 

    Foto: Reprodução
     
    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    TNTV

    Quadro de artista participou de exposição em Dubai

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Mulheres são a maioria dos infectados por Covid 19 na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias