MAIS LIDAS
VER TODOS

VALE DO IVAÍ

Período chuvoso pode afetar qualidade do trigo na região

Colheita do trigo está atrasada na região por conta do período chuvoso, com apenas 65% da área colhida até agora. Região tem 40 mil hectares plantados

Da Redação

·
Imagem ilustrativa - pouco mais de um terço da área plantada está pronta para colheita, mas chuvas atrasam trabalho
Icone Camera Foto por Arquivo TNonline
Imagem ilustrativa - pouco mais de um terço da área plantada está pronta para colheita, mas chuvas atrasam trabalho
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2022, 12:08:27 Editado em 21.09.2022, 12:08:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de uma estiagem relativamente longa em julho e de um mês de agosto com volume de chuvas acima da média para o período, muitos produtores de trigo da região de Apucarana estão de olho no clima chuvoso dos últimos dias. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), do Núcleo Regional de Apucarana da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), uma parte da cultura de trigo na região está com a colheita atrasada por conta do período chuvoso, sob risco de perder qualidade dos grãos caso o clima persista pelos próximos dias.

continua após publicidade

Nos 13 municípios da área atendida pelo Núcleo Regional de Apucarana, foram plantados cerca de 40 mil hectares de trigo e apenas 65% de toda a área já foi colhida. Os 35% restantes já estão com a maturação concluída e dependem apenas do tempo sem chuva para a colheita ser concluída.

Adriano Nunomura, do Deral de Apucarana, destaca que, em condições normais de clima para o período, a safra de trigo já estaria com mais de 85% da área colhida e seria encerrada antes da virada de setembro. Mas o período chuvoso de agosto e dos últimos dias, atrasou a colheita.

continua após publicidade

“Por enquanto, esse período chuvoso tem sido benéfico para a agricultura regional, como um todo”, ressalta Nunomura. “A preocupação é quanto a essa parte do trigo ainda não colhida, que pode ter a qualidade comprometida nos próximos dias caso as chuvas persistam”, explica. “O excesso de umidade afeta a qualidade dos grãos”.

FLORADA DO CAFÉ

De outro lado, as chuvas volumosas dos últimos dias e as temperaturas combinadas, devem estimular a floração dos cafezais em toda a região. “Teremos uma floração muito boa no café. Está em fase de indução de floração, que deve começar nos próximos dias”, informa Nunomura.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Período chuvoso pode afetar qualidade do trigo na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!