MAIS LIDAS
VER TODOS

Facção criminosa do Ceará

Médico preso em Novo Itacolomi é suspeito de lavagem de dinheiro

Outro médico de Garça (SP) e um advogado de Várzea Grande (MT) também foram presos em operação desencadeada por Força Integrada do Ceará; entenda

Da Redação

·
Médicos e advogado  presos nesta semana são suspeitos de envolvimento com facção criminosa do Ceará
Icone Camera Foto por Foto: Ficco-AP/Divulgação
Médicos e advogado presos nesta semana são suspeitos de envolvimento com facção criminosa do Ceará
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.04.2024, 16:51:17 Editado em 12.04.2024, 16:55:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O médico preso dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Novo Itacolomi, na última segunda-feira (08), é suspeito de envolvimento com uma facção criminosa do Ceará, no Nordeste. Um outro médico e um advogado também foram presos nesta semana durante a Operação Extramuros da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE), que inclui integrantes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PC-CE).

continua após publicidade

O outro médico foi preso em Garça (SP). Já o advogado foi capturado no município de Várzea Grande (MT). Eles são suspeitos de praticarem lavagem de dinheiro para o grupo criminoso cearense.

-LEIA MAIS: Médico é preso pela Polícia Federal dentro de UBS em Novo Itacolomi

continua após publicidade

Durante a operação foram apreendidos imóveis e veículos pertencentes ao grupo criminoso. A Polícia Federal informou que foram identificadas movimentações financeiras superiores a R$ 30 milhões nas contas dos investigados.

Além das prisões, foram deferidos 13 mandados de prisão e autorizadas buscas e apreensões em 44 endereços em cidades do Ceará, Pará, Maranhão, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Acre e Pernambuco.

Segundo reportagem do jornal Diário do Nordeste, a operação revelou que uma facção criminosa cearense criada em 2021 - a partir da dissidência de uma facção carioca - tinha tentáculos em outros estados do Brasil e até na Bolívia. O grupo atuava na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Segundo as investigações, a organização criminosa movimentou ao menos R$ 33 milhões em 41 contas bancárias, que foram bloqueadas pela Justiça.

continua após publicidade

Segundo declaração dada ao jornal pelo delegado da Polícia Civil do Ceará (PCCE) cedido à Ficco, Paulo Renato, os médicos brasileiros "são formados na Bolívia. Estavam exercendo a função legalmente no Interior de São Paulo e Paraná, mas enquanto moravam na Bolívia emprestaram os nomes e as contas bancárias para esse esquema de lavagem de dinheiro".

Ainda conforme a reportagem do jornal Diário do Nordeste, os médicos repassavam o dinheiro enviado pela facção cearense para traficantes bolivianos, em troca de um pagamento.

O médico de Novo Itacolomi era formado na Bolívia e foi contratado via programa “Mais Médicos”, do governo federal. A Prefeitura informou que não tinha queixas do profissional, que atuava como clínico geral em uma UBS.

Com informações do G1 Ceará e Diário do Nordeste

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Médico preso em Novo Itacolomi é suspeito de lavagem de dinheiro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!