MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Ivaiporã recebe três veículos fumacê para reforçar o combate à dengue

A cidade, que enfrenta situação epidêmica, busca conter o avanço do mosquito transmissor da dengue

Da Redação

·
A equipe deve permanecer em Ivaiporã por um período de 15 a 20 dias
Icone Camera Foto por Divulgação
A equipe deve permanecer em Ivaiporã por um período de 15 a 20 dias
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.01.2024, 15:14:08 Editado em 22.01.2024, 15:14:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Três veículos fumacê da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) chegaram a Ivaiporã, Vale do Ivaí, nesta segunda-feira (22) para reforçar as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A cidade, que enfrenta situação epidêmica, busca conter o avanço do mosquito transmissor da dengue.

continua após publicidade

Segundo o motorista de uma das caminhonetes, Marco Antônio Batista, serão realizados cinco ciclos de pulverização com o inseticida Cielo em todas as ruas da cidade. O intervalo entre as aplicações em cada localidade será de três a cinco dias. A equipe deve permanecer em Ivaiporã por um período de 15 a 20 dias. “Se estiver ventando ou chovendo, não tem operação. A gente interrompe e faz em outro dia. Por isso, a previsão de permanência por mais tempo”, disse Batista.

Ele também destacou a importância de as pessoas abrirem as portas e as janelas quando o veículo estiver passando em frente às residências.

continua após publicidade

Os pulverizadores acoplados nos veículos pulverizam o inseticida em uma partícula de 15 micras, o que permite que o produto seja aplicado em áreas extensas de forma rápida e uniforme. “O inseticida não faz mal aos seres humanos, é letal apenas para insetos”, ressaltou Batista.

- LEIA MAIS: Brasil recebe remessa de 750 mil doses da vacina contra a dengue

O motorista também fez um alerta aos produtores de mel. Para evitar que as abelhas sejam afetadas pela pulverização de inseticidas, os produtores devem proteger as caixas de abelhas. Uma forma de fazer isso é cobri-las. Outra forma é mover as caixas para um local seguro, longe da área a ser pulverizada.

continua após publicidade

A farmacêutica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ivaiporã, Ana Regina Soares, coordenadora da área de endemias, disse que o reforço do fumacê é importante, mas há necessidade de as pessoas colaborarem com a remoção de criadouros do mosquito da dengue e a continuidade no uso de repelente.

“A população deve ficar atenta aos locais que podem acumular água parada, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas. É importante eliminar esses focos para evitar a proliferação do mosquito. Principalmente nesses dias de chuva, intercalado de calor intenso é tudo que o mosquito precisa”, disse Ana.

Os horários da pulverização serão na parte da manhã, entre às 6 e 9 horas, e na parte da tarde, das 17 às 19h30. “Estaremos com carro de som informando a população onde os pulverizadores estarão passando”, completou Ana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã recebe três veículos fumacê para reforçar o combate à dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!