MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Cruzmaltina é 20º município da região em epidemia de dengue

Município tem 19 casos confirmados da doença

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2020, 16:36:20 Editado em 19.05.2020, 16:36:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais um município da região passa a registrar epidemia de dengue. Com 19 casos confirmados e outros 25 em investigação, Cruzmaltina entrou nesta semana na lista das cidades com índice epidêmico da doença segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado ontem. Agora são 20 municípios da região em epidemia.

continua após publicidade

Considera-se em epidemia quando a incidência da doença ultrapassa 300 casos para cada 100 mil habitantes. Com, 2.980 habitantes, Cruzmaltina atingiu índice de 335,57 casos/100 mil.

O secretário de Saúde de Cruzmaltina, João Antônio Ferreira de Castro, destaca que foram necessárias apenas algumas semanas para a dengue se alastrar. No final da tarde de segunda-feira, mais um caso foi confirmado, totalizando 20 registros. “Nosso município estava redondinho, fizemos vários arrastões e tomamos várias medidas”, comenta. Segundo ele, a maioria dos casos do município é importada. Ele destaca, ainda, que a população não tem colaborado com o trabalho da epidemiologia.

continua após publicidade

“A gente sabe que vários pacientes estiveram fora da cidade, em Faxinal, Londrina e outras cidades em epidemia, mas ficam com vergonha de falar que estiveram circulando, talvez por conta do coronavírus, e isso dificulta muito o trabalho da saúde”, afirma. O município já iniciou os bloqueios e aplicação de inseticida com bombas costais até a chegada do caminhão fumacê.

REGIÃO

Com a inclusão de Cruzmaltina, a região soma agora vinte municípios em epidemia de dengue. Em uma semana, a 16ª Regional de (RS) Saúde de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã registraram mais 309 registros de dengue, elevando para 5309 o número total de casos. O aumento desta semana, entretanto, foi menor que o registrado no boletim da semana passada, quando foram 429 casos nas duas regionais.

continua após publicidade

MUNICÍPIOS EM EPIDEMIA

Apucarana (591 casos), Bom Sucesso (132), Faxinal (285), Jandaia do Sul (298), Kaloré (24), Marilândia do Sul (72), Marumbi (29), Novo Itacolomi (18), Sabáudia (229), São Pedro do Ivaí (230), Ivaiporã (1.438), Jardim Alegre (602), Lidianópolis (45), Lunardelli (156), Rosário do Ivaí (110), São João do Ivaí (265), Arapuã (18), Ariranha do Ivaí (16), Godoy Moreira (189) e Cruzmaltina (19)

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Cruzmaltina é 20º município da região em epidemia de dengue"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!