MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Médico preso por cobrar cirurgia do SUS é denunciado

A Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina apresentou, nesta sexta-feira (7), denúncia criminal contra o médico ortopedista Edson Romualdo dos Santos, preso em flagrante, dia 26 de setembro, após supostamente cobrar por uma cirurgia realizada pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2008, 18:20:00 Editado em 27.04.2020, 21:04:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Londrina apresentou, nesta sexta-feira (7), denúncia criminal contra o médico ortopedista Edson Romualdo dos Santos, preso em flagrante, dia 26 de setembro, após supostamente cobrar por uma cirurgia realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi entregue na 2ª Vara Criminal.

continua após publicidade

De acordo com o promotor de justiça, Paulo Cesar Tavares, na ação criminal o médico é denunciado por corrupção passiva, com pena de 2 a 12 anos de reclusão mais multa. "Neste caso, ele está sendo equiparado a um servidor público, por prestar um serviço subsidiado pelo Governo Federal", explica.

Tavares ressalta que a ação criminal também serve para inibir prática semelhante por outros profissionais. "Nenhum dos atendimentos prestados pelo SUS deve ser cobrado. Assim, caso haja a cobrança as pessoas devem denunciar. O Ministério Público está sempre a disposição para acolher e investigar estes casos".

continua após publicidade

O MP encaminhará os documentos que compõem o inquérito ao Conselho Regional de Medicina, a Prefeitura Municipal e a Santa Casa, hospital no qual foi realizada a cirurgia, para os órgãos tomem as medidas cabíveis.

Conheça o caso

A prisão em flagrante do médico Edson Romualdo dos Santos aconteceu após denúncia do marido da paciente que ficou indignado com a cobrança de R$ 500. No dia combinado para o pagamento, policiais do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado(Gaeco) prenderam o profissional.

continua após publicidade

No momento da abordagem, o médico defendeu-se dizendo que o cheque seria uma contribuição voluntária pela realização da cirurgia. No entanto, o denunciante afirmou que Santos chegou a oferecer parcelamento do valor para facilitar o pagamento.

Na época, o advogado do médico, Leonardo Vianna disse que "em princípio não houve nenhum crime". "Ele foi surpreendido diante do hospital." O advogado afirmou que Santos declarou em depoimento que nunca solicitou nada de pacientes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Médico preso por cobrar cirurgia do SUS é denunciado "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!