MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Sanepar pode assumir cobrança da taxa do lixo na região

Em reunião na última sexta-feira (26) em Rosário do Ivaí, prefeitos da região admitiram interesse em aderir ao serviço de cobrança da taxa de lixo por meio da conta de água da Sanepar. Atualmente, só Apucarana, Ivaiporã, Marilândia do Sul e São João do Iv

Da Redação

·
Assunto foi tratado em reunião com prefeitos da região. (Fotos – Profeta)
Icone Camera Foto por Reprodução
Assunto foi tratado em reunião com prefeitos da região. (Fotos – Profeta)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2017, 07:58:00 Editado em 29.05.2017, 17:37:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em reunião na última sexta-feira (26) em Rosário do Ivaí, prefeitos da região admitiram interesse em aderir ao serviço de cobrança da taxa de lixo por meio da conta de água da Sanepar. Atualmente, só Apucarana, Ivaiporã, Marilândia do Sul e São João do Ivaí têm convênio firmado com a empresa estatal.

continua após publicidade

O maior problema para as prefeituras que cobram a coleta do lixo no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma inadimplência na faixa de até 40%. A Sanepar assegura que com a parceria, as prefeituras podem triplicar ou até quadriplicar a arrecadação para custear a coleta de lixo.

No caso de Apucarana, o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, diz que o convênio garante muitos avanços para os municípios. Em Rosário, ele relatou aos colegas prefeitos que Apucarana arrecadou em 2016 – com a taxa do lixo -, R$ 5,9 milhões e teve um gasto de R$ 6,3 milhões.
Segundo ele, no caso de Apucarana, existem outros custos como a gestão do aterro sanitário, serviço que também está à cargo da Sanepar.  E ainda a coleta do lixo reciclável.

continua após publicidade

Na reunião da Amuvi, Luiz Pedroso, assessor técnico da Sanepar, apresentou um estudo detalhado e todos os passos para firmar o convênio com a Sanepar. Entre as vantagens para as prefeituras, Pedroso citou o reduzido percentual de inadimplência; fluxo de caixa contínuo; possibilidade de o cliente parcelar o serviço em 12 vezes; atualização cadastral mensal; e o recebimento pela prefeitura dos valores arrecadados até o décimo dia útil do mês subsequente ao pagamento pelos contribuintes.

O presidente da Amuvi, Beto Preto, propôs a realização de uma reunião técnica com representantes dos municípios e da Sanepar, na sede da associação, num prazo de 15 dias, para tratar do assunto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar pode assumir cobrança da taxa do lixo na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!