Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Festa de Santa Rita deve atrair 70 mil visitantes a Lunardelli

Loading...

RELIGIOSIDADE

Festa de Santa Rita deve atrair 70 mil visitantes a Lunardelli

Auge da festa religiosa este ano, será no domingo dia 21, véspera do dia de Santa Rita de Cássia. ​

Setenta mil católicos devotos a Santa Rita de Cássia devem participar este mês da festa dedicada a santa, no santuário da cidade de Lunardelli, cidade de pouco mais de 5 mil habitantes, no Vale do Ivaí. Muitos vindos da região, de todo interior paranaense e até mesmo de outros estados para visitar a gruta, participar das novenas, missas, bênçãos e confissões. A Festa de Santa Rita no mês de maio é um dos eventos mais aguardados pela população da cidade, pois assume um importante papel na economia e atrai um grande número de turistas, dando visibilidade aos artesãos e ao próprio local. O auge da festa religiosa este ano, será no domingo dia 21, véspera do dia de Santa Rita de Cássia. 

O reitor do santuário padre Célio Marcos Tarozo acredita que a festa superará as anteriores. “No ano passado nas festividades do mês tivemos mais de 50 mil pessoas visitando o santuário creio que este ano supere, acredito em aproximadamente 70 mil. Estamos realizando um grande trabalho junto aos meios de comunicação, não só aqui no Vale do Ivaí, mais em todo o Paraná e também em outros estados e isso tem ajudado a dar visibilidade a nossa festa”, argumenta padre Célio.Padre Célio relata ainda que a cidade está se preparando para bem acolher todos os visitantes. 

“Queremos que as pessoas venham ao Santuário e vão embora felizes, porque foram bem acolhidas, porque tiveram um clima gostoso de oração, sentiram mesmo a presença de Deus. Estamos tendo uma parceria muito boa com a Prefeitura com a Paraná Turismo, e tem acontecido cursos do Sebrae do Senac para capacitar as pessoas envolvidas nas festividades”, comenta Padre Célio.

Somente nesta data, a expectativa dos organizadores é que a cidade receba mais de 30 mil visitantes. Mesmo com as reformas que acontecem na Igreja Santa Rita de Cássia, os romeiros vão utilizar o espaço da igreja normalmente. “Durante a semana nossas atividades acontecem no salão paroquial, e os pedreiros trabalham na obra. No final de semana fazemos um mutirão de limpeza, tem sido assim desde o início. Apesar das dificuldades, hoje no espaço que antes abrigava apenas 500 pessoas, podemos agora receber 2 mil pessoas”, completa padre Célio.

Economia
Com o turismo religioso cada vez mais exercendo influência econômica em Lunardelli, a Prefeitura tem intensificado o apoio para incentivar o fluxo de visitantes. “Além da agricultura, o turismo religioso de Lunardelli tem um potencial muito grande. Hoje o turismo emprega diretamente na cidade cerca de 150 pessoas, nos domingos esse número dobra, com as barracas que são instaladas para atender os romeiros, isso gera muita renda. É um dinheiro de fora que vem extra para Lunardelli e movimenta todo o mercado”, assinala o prefeito Reinaldo Grola. (IVAN MALDONADO)


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias