MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Representantes da Unespar e Uel discutem sobre rumos da greve nesta sexta

Integrantes do comando de greve do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e também da Universidade Estadual de Londrina (Uel) reúnem-se nesta sexta-feira (28) com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual

Da Redação

·
Campus da Unespar em Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Campus da Unespar em Apucarana - Foto: Sérgio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2016, 10:00:00 Editado em 28.10.2016, 10:48:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Integrantes do comando de greve do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e também da Universidade Estadual de Londrina (Uel) reúnem-se nesta sexta-feira (28) com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel) para discutir sobre os rumos da paralisação. O encontro deve definir a data de uma nova assembleia para decidir se encerram ou não a greve, iniciada na semana passada. Nesta semana, o Governo do Estado informou que reabriu negociações com os servidores.

continua após publicidade

De acordo com o professor Sérgio Dantas, da Unespar, na quinta-feira (27), ocorreu um debate no campus de Apucarana sobre o Projeto Escola Sem Partido e sobre a Medida Provisória 746, que altera as regras curriculares e funcionais do ensino médio.

“Não realizamos assembleia como foi divulgado. Foi um debate. Hoje, dessa reunião sai a convocação da assembleia”, esclarece.

continua após publicidade

Segundo o professor, as atividades na universidade permanecem paralisadas por tempo indeterminado. Dantas frisa que a pauta da categoria é que o Governo do Estado cumpra o acordo proposto aos servidores, de reposição salarial. Os docentes exigem pagamento da reposição da inflação de 2016 acrescido de 1%.  

“O governador está descumprindo um acordo. O recurso existe está no site do governo. O Paraná é o Estado que mais arrecadou na Federação. O Estado está com contas em dia, no entanto, o governo não quer destinar dinheiro dos impostos para educação, quer destinar para outras coisas. É lamentável”, desabafa.

Dantas comenta ainda sobre o corte orçamentário no campus da Unespar em Apucarana. Segundo ele a falta de repasse reflete no sucateamento da universidade, comprometendo o 'tripé' que sustenta a instituição, formado por atividades de ensino, pesquisa e extensão.

continua após publicidade

“Quando enxuga recurso não tem dinheiro para formar o estudante, realizar pesquisas, projetos que atendem a comunidade, manutenção de veículos dentre outras coisas. A universidade fica comprometida. Isso atinge a manutenção predial e organizacional, com lâmpadas queimadas, carteiras danificadas, além de uma série de coisas”, relata.

Negociações
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Governo do Estado se colocou a disposição para o diálogo com servidores e reabriu as negociações sobre questões salariais do funcionalismo e o encerramento das greves. O acordo foi fechado durante reunião do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, com dirigentes sindicais de várias categorias do serviço público. 

“Houve consenso. Estamos estabelecendo um novo calendário de negociações e esperamos que as greves sejam encerradas o mais breve possível”, disse Rossoni.

continua após publicidade

Após a reunião, o chefe da Casa Civil divulgou nota. Leia o texto na íntegra:

“O Governo do Paraná reafirma a disposição de discutir com os sindicatos dos servidores do Estado do Paraná a data-base e a implantação das promoções e progressões tendo como parâmetro R$ 1.400.000,00, previstos na PLOA de 2017, dentro de um cronograma de negociação para a discussão de alternativas, antes da votação na Assembleia Legislativa. O reajuste do auxílio-transporte e a equiparação do salário dos funcionários ao piso regional também serão incluídos na pauta de discussão”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Representantes da Unespar e Uel discutem sobre rumos da greve nesta sexta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!