Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ocupações atingem cerca de 20 escolas da rede estadual na região

Loading...

ESTUDANTES EM PROTESTO

Ocupações atingem cerca de 20 escolas da rede estadual na região

Escola Estadual Professor Francisco Alves de Souza, no Parigot de Souza foi ocupada na segunda-feira (17). Foto: Delair Garcia

São 21 escolas ocupadas na região. O movimento expandiu, além de Apucarana, Ivaiporã e Jardim Alegre, para Rio Bom, Sabáudia e Arapongas. Nas unidades estudam 6.690 alunos, que estão sem aula. Nos colégios ocupados, os líderes dos movimentos realizam oficinas e aulões para o Enem, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. 

As ocupações, coordenadas pela União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), são uma forma de protesto à MP746/2016, que prevê a reforma do ensino médio, e contra a PEC 241, que discute o congelamento de gastos públicos por 20 anos.Em Apucarana são oito escolas ocupadas. Somente ontem, o Colégio Estadual Vale do Saber, no Jardim Trabalhista, Colégio Estadual Cavalcanti Heitor Furtado, no Núcleo Habitacional João Paulo, e a Escola Estadual Professor Francisco Alves de Souza, no Parigot de Souza, foram ocupados. Também estão na mesma situação o Colégio Estadual Nilo Cairo, no centro da cidade, o Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis, o Colégio Estadual Padre José Canele, no Jardim Ponta Grossa, Colégio Estadual Polivalente, na Vila Operária, e o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, no Jardim Cidade Educação.

Já em Ivaiporã, as ocupações beiram 100% das unidades de ensino da rede estadual. Ontem de manhã, mais três escolas foram ocupadas por alunos: Colégios Idália Rocha, Antônio Diniz Pereira e José de Matos Leão, no distrito de Alto Porã. Até o início da tarde de ontem, das sete escolas de Ivaiporã, apenas o colégio do distrito de Santa Bárbara não havia aderido ao movimento. Na sexta-feira já se encontravam ocupados em Ivaiporã os colégios Bento Mossurunga, Barbosa Ferraz, Barão do Cerro Azul e no distrito de Jacutinga o colégio Nilo Peçanha. O Colégio Estadual José Marti que fica no Assentamento 8 de Abril, em Jardim Alegre também se encontra ocupado pelos alunos desde a semana passada. (Com Ivan Maldonado)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias