Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cerca de 500 mil mudas são distribuídas anualmente em Ivaiporã

Loading...

MATA CILIAR

Cerca de 500 mil mudas são distribuídas anualmente em Ivaiporã

Mudas são di stribuídas gratuitamente no viveiro do IAP em Ivaiporã| Foto: Ivan Maldonado

O uso de áreas naturais e do solo para agricultura, pecuária e também loteamentos urbanos contribuiu para a redução da vegetação original no Vale do Ivaí nas últimas décadas. Em algumas áreas, a mata ciliar simplesmente desapareceu. O Viveiro Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Ivaiporã, trabalha há mais de 20 anos para auxiliar na recomposição da mata nativa na região. O local produz 500 mil mudas de pelo menos 25 espécies anualmente, incluindo várias ameaçadas de extinção.

O responsável pela produção de mudas, Durvalino Francisco do Nascimento, conta que as sementes para produção das mudas são coletadas nas matas do Vale do Ivaí. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios em Campo Mourão e Curitiba. Nesses locais, as sementes são tratadas e depois retornam para o viveiro, onde é realizado o plantio em tubetes e a manutenção das mudas. “A procura tem aumentado muito. As pessoas estão mais conscientes e querem plantar.Temos capacidade de produção para mais de um milhão de mudas”, diz Nascimento.

De acordo com o diretor regional do IAP, Maurilio Villa, qualquer pessoa interessada no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas e alteradas de suas propriedades podem pedir as mudas gratuitamente. “É só fazer o cadastro e pegar a muda no viveiro. Daqui para frente é uma época boa, com clima favorável ao plantio”, assinala Villa. Os pedidos são feitos através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 

O endereço para acesso ao sistema é o www.sga.pr.gov.br. Depois de realizada a solicitação, o pedido passa por uma análise do IAP. Caso o pedido seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias