MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Governo do Paraná lança projeto para facilitar a identificação de estudantes da rede pública

O Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), lançou hoje pela manhã o projeto e "Crianças e Adolescentes Protegidos". Idealizado pela desembargadora do TJ-PR, Lídia Maejima, o projeto realizará o cadastro biométrico de estu

Da Redação

·
Cerimônia de lançamento do projeto, com o registro da jovem Aline Dias (Foto: Pedro Dias/ANPr)
Icone Camera Foto por Reprodução
Cerimônia de lançamento do projeto, com o registro da jovem Aline Dias (Foto: Pedro Dias/ANPr)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.05.2016, 15:11:00 Editado em 23.05.2016, 16:03:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), lançou hoje pela manhã o projeto e "Crianças e Adolescentes Protegidos". Idealizado pela desembargadora do TJ-PR, Lídia Maejima, o projeto realizará o cadastro biométrico de estudantes das escolas estaduais e municipais do Paraná, para facilitar sua identificação e acesso à cidadania.

continua após publicidade

Estima-se que a iniciativa alcance aproximadamente 1,5 milhão de estudantes. Tambem serão atendidos jovens que estejam em Unidades Socioeducativas e recém-nascidos de quatro hospitais universitários. Depois de ser cadastrada, a criança receberá uma Carteira de Identificação. Espera-se que esse mecanismo possa agilizar as investigações de desaparecidos, e até mesmo permitir um controle mais eficaz da evasão escolar.

De acordo com o Governador do Estado, Beto Richa (PSDB), a identificação biométrica reduzirá a vulnerabilidade de crianças e adolescentes à influência de criminosos, uma vez que agora eles poderão ser monitorados de maneira mais eficiente. 

continua após publicidade

Serão investidos quase três milhões de reais do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), para a aquisição de equipamentos e criação de 384 estações de trabalho. Dessas, 373 serão para municípios que não possuem Postos de Atendimento Totalmente Informatizados (PATI), e 11 para o atendimento de Unidades Socioeducativas.

Espera-se que ainda neste mês, o projeto já esteja funcionando em 26 municípios. Foi firmada uma parceria com o transporte escolar, administrado pelas prefeituras, para que na primeira sexta-feira de cada mês os estudantes sejam levados aos postos de cadastramentos, para passar pelo registro biométrico. 

Durante a cerimônia de lançamento foi realizado o cadastro de Aline Dias, estudante de onze anos do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Alexandre Lopes Dias, pai de Aline, ressalta a importância de a criança estar sempre identificada, para facilitar a comunicação com os pais e responsáveis. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Governo do Paraná lança projeto para facilitar a identificação de estudantes da rede pública"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!