Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tradição da Folia de Reis se mantém viva na região Norte do Paraná

Loading...

RELIGIOSIDADE E CULTURA

Tradição da Folia de Reis se mantém viva na região Norte do Paraná

Foliões chegam nas casas para celebrar nascimento de Cristo | Foto: Ivan Maldonado

As Companhias de Reis de Ivaiporã e da região do Vale do Ivaí (Norte do Paraná) estão preparadas para o Dia de Santo Reis. O ciclo das festividades iniciado no Natal e encerrado no dia 6 reproduz a viagem feita pelos reis Belchior, Baltazar e Gaspar até Belém, para comemorar o nascimento de Jesus. Participam das festividades músicos de violas, violões, cavaquinhos, pandeiros, e integrantes dos reisados que fazem encenações e cantorias.

Em Ivaiporã, a Festa do Santos Reis faz parte do calendário oficial da cidade e vem sendo realizada tradicionalmente desde 1959 pela Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira. O encerramento da caminhada será a partir das 16 horas, na capela da Diaconia Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte.

A presidente da companhia Helena Aparecida Teixeira Boscardim relata que uma das características do reisado em Ivaiporã é a grande participação de diversas famílias do Paraná e também de outros estados. O grupo é formado por cerca de 80 foliões de Ivaiporã e das cidades de Barueri, Sumaré, São Paulo, Apucarana, Londrina, Curitiba, Borrazópolis, Jandaia do Sul, Manoel Ribas e São Pedro do Ivaí. Para Helena, a Festa de Santos Reis tem o intuito de seguir o exemplo dos Reis Magos.

exemplo dos reis magos“É um momento de evangelização que tem com tema principal o exemplo dos Reis Magos que fizeram uma longa caminhada para adorar o Deus Menino”. Ela explica ainda que a festa é também um momento de agradecimento para os fiéis. “Temos recebidos muitas graças. Minha sobrinha neta, por exemplo, foi diagnostica ainda na gestação no ano passado com problemas em uma veia no coração e na cabeça. Como os pais são devotos, foi pedido muito e o milagre aconteceu. Ela nasceu no último dia 21 com a saúde perfeita”, completa Helena.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60