MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - Petista recua e abandona tentativa de blindar cúpula do Congresso

RANIER BRAGON BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Horas depois de apresentar texto com tentativa de blindar os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), contra o avanço da Lava Jato, o relator da reforma política, Vice

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.08.2017, 20:35:02 Editado em 09.08.2017, 20:35:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RANIER BRAGON

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Horas depois de apresentar texto com tentativa de blindar os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), contra o avanço da Lava Jato, o relator da reforma política, Vicente Cândido (PT-SP), recuou nesta quarta-feira (9) e abandonou a medida.

Questionado por deputados durante a sessão que vota o seu relatório, Cândido apenas disse, por volta das 20h, que estava retirando o polêmico artigo.

continua após publicidade

Pelo texto que apresentou mais cedo aos deputados da comissão especial que debate a reforma política, o petista incluiu artigo que estende aos presidentes da Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal uma proteção hoje exclusiva do presidente da República.

O artigo 86 da Constituição estabelece que o presidente da República não pode ser preso enquanto não houver sentença condenatória, além de, na vigência de seu mandato, não poder "ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções".

A tentativa de blindagem ocorreu um dia depois de Cândido ter participado de jantar com Eunício e Maia.

continua após publicidade

Os presidentes da Câmara e do Senado são alvos da Lava Jato sob suspeita de irregularidades praticadas antes dos atuais mandatos. Ou seja, caso a medida fosse aprovada, ambos estariam livres de responsabilização nesses casos enquanto permanecessem nos cargos de comando.

Ambos têm mandato até o início de 2019.

Eunício e Maia disseram desconhecer a atitude de Cândido. O presidente do senado afirmou ser contra e disse que, se a medida passasse e chegasse ao Senado, não seria votada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Petista recua e abandona tentativa de blindar cúpula do Congresso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!