MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - MST invade fazendas ligadas a Eike Batista em Minas

JOÃO PEDRO PITOMBO E SÉRGIO RANGEL SALVADOR, BA, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu nesta quarta-feira (26) fazendas ligadas ao empresário Eike Batista. As invasões fazem parte da Jornada por R

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.07.2017, 19:40:03 Editado em 26.07.2017, 19:40:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO E SÉRGIO RANGEL

continua após publicidade

SALVADOR, BA, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu nesta quarta-feira (26) fazendas ligadas ao empresário Eike Batista.

As invasões fazem parte da Jornada por Reforma Agrária, na qual a entidade iniciou uma estratégia de ações em terras de políticos e empresários que enfrentam acusações de corrupção.

continua após publicidade

Há ocupações de fazendas e de órgãos públicos em 12 Estados, incluindo propriedades do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e do coronel João Baptista Lima Filho, amigo do presidente Michel Temer.

Na madrugada desta quarta, famílias de sem-terra invadiram um complexo de fazendas com 700 hectares em São Joaquim de Bicas (MG) que pertence à MMX, empresa de mineração de Eike. Cerca de 200 famílias participam da ação.

O empresário enfrenta acusações de ter pago propina ao ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e chegou a ficar preso por três meses no complexo penitenciário de Bangu –desde maio, cumpre prisão domiciliar.

continua após publicidade

Segundo o MST, a fazenda "está devastada pela degradação ambiental" e as atividades da mineradora "podem acarretar numa crise do abastecimento de água" na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os sem-terra também invadiram, no Rio Grande do Norte, uma área do Perímetro Irrigado Santa Cruz de Apodi –projeto apoiado pelo ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB), que ocupou o cargo nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer.

Segundo o MST, a área é palco de conflitos agrários desde 2012 –os sem-terra são contra a instalação de projetos de agronegócio na região.

continua após publicidade

"Essa obra tem impactado diretamente a região, reconcentrando de forma autoritária e ilegal as comunidades rurais e as áreas de assentamentos, sem indenização justa, expulsando as famílias do campo para viverem nas periferias das cidades", informou o MST em nota.

Assim como Eike, Henrique Eduardo Alves também enfrenta suspeitas de corrupção relacionadas à Operação Lava Jato. Ele cumpre prisão preventiva na penitenciária da Papuda, em Brasília, desde junho.

continua após publicidade

Além das terras ligadas a Eike Batista e Henrique Eduardo Alves, foram invadidas nesta quarta-feira fazendas em Mato Grosso do Sul e no Paraná. Também foram invadidas as sedes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Maranhão e em Pernambuco.

"Essas terras obtidas ou envolvidas nos esquemas de corrupção precisam ser confiscadas e destinadas a famílias sem-terra, para que elas tenham trabalho e produzam alimentos pro campo e pra cidade", informou em nota Gilmar Mauro, da direção do MST.

REINTEGRAÇÃO

continua após publicidade

Os cerca de 300 integrantes do MST desocuparam na tarde desta quarta (26) a fazenda de Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF.

Na terça (25), o cartola havia obtido na Justiça do Rio um mandado de reintegração de posse da propriedade, localizada em Piraí (distante cerca de 100 km do Rio).

A decisão foi dada pela juíza Anna Luiza Campos Lopes Soares. No início da tarde desta quarta, o grupo realizou um assembleia, acatou a decisão judicial e decidiu deixar a fazenda.

Teixeira é acusado na Espanha e nos EUA de participar de um esquema de corrupção na venda de direitos dos jogos da seleção e de torneios internacionais. Ele nega.

Nesta segunda (24), a Procuradoria-Geral da República pediu a transferência para o Brasil do procedimento penal instaurado na Espanha contra o dirigente, que comandou a CBF por mais de duas décadas. Desde então, ele nunca mais deixou o Brasil temendo ser preso.

A fazenda Santa Rosa foi o elo entre o ex-presidente da CBF e a Ailanto Marketing, investigada por superfaturar amistoso da seleção com Portugal, em novembro de 2008.

A Ailanto pertence a Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona, preso desde maio na Espanha. O cartola espanhol é acusado de lavar dinheiro, entre outros crimes, em negociações envolvendo os direitos da seleção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - MST invade fazendas ligadas a Eike Batista em Minas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!