Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Moro não se debruçou sobre ‘Bíblia’ após condenar Lula

Loading...

NOTÍCIA FALSA

Moro não se debruçou sobre ‘Bíblia’ após condenar Lula

Juiz Sérgio Moro debruçado sobre a Bíblia após julgamento de Lula? Mais uma notícia fake - Foto: Reprodução

Um texto postado no Sociedade Oculta com foto do juiz Sérgio Moro supostamente debruçado sobre uma Bíblia após ter concluído o presidente Lula é mais uma das notícas falsas que permeiam a internet. O texto, conforme o portal da Veja, contém treze agressões à língua portuguesa, distribuídas entre erros de pontuação e acentuação. 

Como o Me engana que eu posto frequentemente alerta, a falta de apego ao bom português é comum a 99,99% das notícias falsas espalhadas por aí e deve ser o primeiro sinal analisado pelo leitor ao ponderar se uma informação é ou não verdadeira.

Isso porque o conteúdo dessas lorotas costuma ser mesclado com notícias publicadas em veículos confiáveis. No caso da mentira publicada no Sociedade Oculta, realmente procedem as informações de que Moro afirmou que não tinha “qualquer satisfação pessoal” ao condenar Lula, que lamentava a condenação criminal de um ex-presidente e que “não importa o quão alto você esteja, a lei ainda está acima de você”.

Ao contrário do que a notícia falsa busca fazer acreditar, contudo, o magistrado incluiu essas ponderações na sentença, e não em declarações à imprensa depois da publicação de sua decisão.

Sobre a “cena muito linda” que ilustra e sustenta a mentira, suposto “flagrante” feito por repórteres da BBC Brasil, seu real contexto não tem nada a ver com bíblias ou a fé de Sergio Moro. Clicada pelo fotógrafo Lula Marques, da agência de fotos do PT, durante uma participação do juiz federal em um debate sobre o Código de Processo Penal na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ), em março, a foto mostra o magistrado, possivelmente, em busca de uma tomada abaixo da bancada para abastecer um celular ou um computador.

As informações são do portal da Veja

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias