Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ratinho Junior lidera corrida ao governo do Paraná

Loading...

PESQUISA APONTA

Ratinho Junior lidera corrida ao governo do Paraná

Ratinho Júnior com o pai: mira no governo do Paraná - Foto: Arquivo

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), filho do apresentador Ratinho, do SBT, lidera a primeira pesquisa para disputa do Governo do Estado nas eleições de outubro de 2018. Nos três cenários levantados pelo Instituto Paraná Pesquisas, Ratinho Júnior aparece na frente dos demais pré-candidatos com 38,3%, 36,7% e 29,6% das intenções de voto.

No primeiro cenário, com o senador Roberto Requião (PMDB) e a vice-governadora, Cida Borghetti (PP), Ratinho Júnior tem 38,3%, Requião (31,5%), Cida Borghetti (7,3%). O Paraná Pesquisas entrevistou 2.207 eleitores entre os dias 2 e 5 de julho em 63 cidades do Estado. Os que afirmaram nenhum dos três pré-candidatos somam 17,4% e os que não sabem, 5,6%.

No segundo cenário, com o ex-senador Osmar Dias (PDT) e sem Requião na disputa, Ratinho Júnior tem 36,7%, Osmar Dias (34,2%), Cida Borghetti (6,5%). Ratinho Júnior pontua próximo ao cenário da disputa com Requião já que a margem de erro da pesquisa é de 2% (para menos ou para mais) e grau de confiança do levantamento é de 95%. Não votariam em nenhum dos pré-candidatos somam 15,5% e os que não sabem, 7%.

No terceiro cenário, com Requião e Osmar Dias na disputa, Ratinho Júnior mantém dianteira com 29,6%, Requião faz 25,6%; Osmar Dias, 24,7% e Cida Borgheti, 4,4%. Os que afirmaram que não votariam em nenhum dos quatro pré-candidatos somam 10,4% e os que não sabem ainda em que votar, 4,9%.

Favorito
“Não há como negar que o pré-candidato Ratinho Junior é o favorito e está numa crescente. Em consultas internas de março, ele estava em terceiro e agora, em julho, aparece na frente com tendência de alta. Apesar do favoritismo de Ratinho Júnior, a eleição está ainda aberta e depende muito da evolução da conjuntura nacional e o desdobramento de investigações sobre a corrupção no país”, disse Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná Pesquisas.

Rejeição baixa
Ratinho Júnior também tem rejeição baixa, conforme levantamento. O campeão de rejeição é Requião com 39,7%, depois vem Cida Borghetti (31,6%); Ratinho Junior, 19,7%; e Osmar Dias, com 14,7%. Poderiam votar em todos somaram 8,8% e não sabe, 9,9%. A alta rejeição de Requião, em segundo lugar na consulta, é benéfica para Ratinho Júnior, de acordo com avaliação de Murilo Hidalgo. 

Segundo o diretor do instituto, o que pode ajudar ainda Ratinho Júnior é a forte rejeição de um potencial aliado de Requião no plano nacional. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é rejeitado por 58.8% dos paranaenses. Em seguida, entre as rejeições, vem Marina Silva (Rede), com 19,9%; Jair Bolsonaro (PSC), com 17,9%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 5,4%; Ciro Gomes (PDT), 12,7%; Alvaro Dias (PD), 10,8%; João Doria (PSDB), 10,6%; e Joaquim Barbosa 9%.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias