MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

STF mantém realização de eleição suplementar para o governo do AM

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a manutenção de eleição direta suplementar para o governo do Amazonas, marcadas para 6 de agosto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A decisão derru

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.07.2017, 08:15:07 Editado em 07.07.2017, 08:15:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a manutenção de eleição direta suplementar para o governo do Amazonas, marcadas para 6 de agosto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

continua após publicidade

A decisão derrubou a liminar concedida em junho pelo também ministro do STF Ricardo Lewandowski, que atendia ação cautelar do vice-governador cassado Henrique Oliveira (Solidariedade).

Em maio, por 5 votos a 2, o TSE ratificou a cassação do governador José Melo (Pros) e do vice, acusados de comprar votos na eleição de 2014, e determinou a realização de um novo processo eleitoral em até 40 dias.

continua após publicidade

Celso de Mello considerou "prematura" a ação de Almeida, porque o próprio TSE ainda não julgou os embargos apresentados pelos políticos cassados. "Não compete ao Supremo Tribunal Federal conceder medida cautelar para dar efeito suspensivo a recurso extraordinário que ainda não foi objeto de juízo de admissibilidade na origem".

A decisão sobre o recurso coube a Celso de Mello porque a atual presidente do STF, a ministra Carmen Lucia, se julgou impedida de julgar o caso por questões de foro íntimo.

Com a declaração da ministra, o caso passaria para o vice-presidente do STF, Dias Toffoli, que estava ausente de Brasília. Assim, o recurso foi para o decano da Corte, que atualmente é Celso de Mello.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "STF mantém realização de eleição suplementar para o governo do AM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!