MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministro tucano diz que vê com 'estranheza' declaração de FHC

MARINA DIAS BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Responsável pela articulação política do governo, o ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) afirmou nesta segunda-feira (26) que viu com "estranheza" as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Card

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.06.2017, 20:35:08 Editado em 26.06.2017, 20:35:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARINA DIAS

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Responsável pela articulação política do governo, o ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) afirmou nesta segunda-feira (26) que viu com "estranheza" as declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em defesa do encurtamento do mandato de Michel Temer. Para o ministro tucano, a proposta de FHC, que pede a convocação de novas eleições, é impossível de ser executada.

"Vi com estranheza essa manifestação de FHC, primeiro porque ele foi muito influente na decisão do PSDB em permanecer na base do governo, segundo porque é uma proposta de absoluta inexequibilidade", disse Imbassahy à Folha.

continua após publicidade

De acordo com o ministro, para que a tese do ex-presidente fosse colocada em prática, o Congresso teria que aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional que levaria meses para tramitar no parlamento e, caso aprovada, o prazo coincidiria com a campanha presidencial de 2018 já em curso.

A opinião de Imbassahy sobre o artigo publicado por FHC na Folha expressou o desconforto de outros tucanos com as declarações do ex-presidente.

Em caráter reservado, dirigentes do PSDB avaliam que as declarações de FHC foram prejudiciais ao partido, passando a imagem de uma sigla que "vacila" e "não sabe o que quer". Isso porque, mesmo rachados, os tucanos decidiram, há duas semanas, permanecer na base do governo Temer, contanto que as reformas trabalhista e previdenciária caminhassem no Congresso.

continua após publicidade

BIOGRAFIA

Integrantes do Palácio do Planalto, por sua vez, avaliam que o discurso de FHC em defesa do encurtamento do mandato de Temer foi um "ato isolado" e que não deve precipitar o desembarque dos tucanos.

Auxiliares do presidente afirmam que FHC está tentando "apenas lustrar sua biografia" em meio ao racha do PSDB e que a fidelidade do maior partido da base aliada será medida na próxima quarta-feira (28), quando a reforma trabalhista será votada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) no Senado.

continua após publicidade

Diante da relação cada vez mais delicada com o PSDB, que já ensaiou desembarcar do governo algumas vezes desde a delação da JBS, a ordem no Planalto é ter cautela e não responder diretamente a FHC, para evitar que a pauta do ex-presidente ganhe gravidade e contamine parlamentares do partido que ainda apoiam governo.

O diagnóstico de Temer é que os tucanos estão divididos mas o foco de maior problema é na Câmara, onde a ala mais jovem do partido pressiona para que a sigla abandone o governo. No Senado, acreditam os assessores do presidente, o quadro é mais estável e precisa ser administrado.

A avaliação do grupo político do presidente tem ressonância entre alguns quadros do próprio PSDB, que viram como "desastrosa" e "desnecessária" a postura de FHC em artigo publicado na Folha de S.Paulo.

Entre esses dirigentes tucanos, a tese é de que o artigo do ex-presidente não pode funcionar como um "gatilho" para o desembarque do partido do governo, e que o pêndulo da legenda deve continuar se mirando na aprovação das reformas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro tucano diz que vê com 'estranheza' declaração de FHC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!