MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - Líder norueguesa cobra de Temer "limpeza"

FABIANO MAISONNAVE, ENVIADO ESPECIAL OSLO, NORUEGA (FOLHAPRESS) - Do lado de fora, protesto contra a política ambiental. Na agenda oficial, nenhum acordo bilateral assinado, menção à Operação Lava Jato e cobranças de "limpeza". Depois de classificar a via

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2017, 21:15:07 Editado em 23.06.2017, 21:15:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

FABIANO MAISONNAVE, ENVIADO ESPECIAL

continua após publicidade

OSLO, NORUEGA (FOLHAPRESS) - Do lado de fora, protesto contra a política ambiental. Na agenda oficial, nenhum acordo bilateral assinado, menção à Operação Lava Jato e cobranças de "limpeza".

Depois de classificar a viagem à Rússia de "sucesso absoluto", o presidente Michel Temer terminou a visita de dois dias à Noruega nesta sexta-feira (23) com poucos resultados para apresentar. De quebra, ainda cometeu uma gafe ao chamar o monarca do país de "rei da Suécia".

continua após publicidade

Em declaração à imprensa logo após encontro bilateral, a premiê norueguesa, Erna Solberg, disse "que está muito preocupada com a Lava Jato". "É importante ter limpeza e boas soluções."

A menção pegou Temer de surpresa, já que a Lava Jato não havia sido tratada na conversa com a premiê, segundo assessores presidenciais.

Os principais investimentos noruegueses no Brasil estão no setor de petróleo, foco do início da Lava Jato. Duas empresas norueguesas, a Sevan Marine e Vantage Drilling Company, apareceram nas investigações.

continua após publicidade

Pouco antes, a portas fechadas, Solberg havia questionado Temer sobre o aumento de 29% no desmatamento na Amazônia entre agosto de 2015 e julho do ano passado, o que provocará um corte na ajuda para 2017 de pelo menos R$ 166,5 milhões --o valor final ainda depende de mais verificações técnicas.

O corte é baseado em um cálculo feito a partir da redução ou aumento da taxa de desmatamento, em fórmula que havia sido definida pelo próprio governo brasileiro, em 2008. O acordo com a Noruega termina em 2020.

Após a fala de Solberg, Temer afirmou que as instituições, "só para tranquilizar a todos, funcionam com uma regularidade extraordinária". Sobre a questão ambiental, o brasileiro disse ter explicado à premiê ações contra o desmatamento e que derrubou medidas que poderiam incentivá-lo, em alusão ao veto à redução das áreas da Floresta Nacional do Jamanxim e do Parque do Jamanxim.

continua após publicidade

Já no final, com o semblante cansado, Temer cometeu uma gafe ao dizer que iria visitar o rei da Suécia e o Congresso brasileiro após o encontro com a premiê.

"Hoje, uma reunião com Vossa Excelência e mais adiante com o Parlamento brasileiro e um pouco mais adiante com sua majestade, o rei da Suécia."

Não foram anunciados acordos bilaterais, como é a praxe em visitas de Estado. Do lado de fora da residência oficial, 30 ambientalistas protestaram contra Temer, junto da líder indígena Sônia Guajajara.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Líder norueguesa cobra de Temer "limpeza""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!