MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Distritão' ganha força em reforma para 2018

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A mais grave crise política do governo Temer levou a Câmara a incluir como opção na reforma política a proposta do "distritão" como sistema eleitoral para as eleições de 2018. Neste modelo, são eleitos os candidatos mais votado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2017, 21:15:09 Editado em 26.05.2017, 00:01:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A mais grave crise política do governo Temer levou a Câmara a incluir como opção na reforma política a proposta do "distritão" como sistema eleitoral para as eleições de 2018.

continua após publicidade

Neste modelo, são eleitos os candidatos mais votados, e os "puxadores de voto" deixam de favorecer nomes menos lembrados pelos eleitores.

Este sistema seria só uma ponte até se chegar, em 2022, ao "distrital misto", pelo qual metade das cadeiras seria preenchida pela lista fechada (nomes escolhidos pelo partido) e a outra metade, por candidatos mais votados por região.

continua após publicidade

O presidente da comissão especial da reforma política, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), afirma que a proposta tem o apoio de pequenas e grandes siglas, como PMDB, PSDB, DEM, PP, PTB, PSD, Podemos (ex-PTN) e PRP.

Para Vieira Lima, o "distritão" reduz o número de candidaturas e permite que o eleitor saiba que está elegendo. Segundo o líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (SP), o modelo enfraquece partidos e, por extensão, a democracia.

Há dois caminhos para a proposta: o relator, Vicente Cândido (PT-SP), inclui o "distritão" em seu texto ou uma emenda é apensada àquela relatada pelo petista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Distritão' ganha força em reforma para 2018"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!