MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Janot não tentará terceiro mandato de procurador-geral da República

LETÍCIA CASADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Oito subprocuradores-gerais da República são candidatos para suceder o procurador-geral, Rodrigo Janot, que deixa o cargo em 17 de setembro e não concorrerá a um terceiro mandato. Os candidatos são: Carlos Frede

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2017, 19:30:05 Editado em 25.05.2017, 00:36:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LETÍCIA CASADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Oito subprocuradores-gerais da República são candidatos para suceder o procurador-geral, Rodrigo Janot, que deixa o cargo em 17 de setembro e não concorrerá a um terceiro mandato.

Os candidatos são: Carlos Frederico Santos, Eitel Santiago de Brito Pereira, Ela Wiecko, Franklin Rodrigues da Costa, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, Raquel Dodge e Sandra Cureau.

continua após publicidade

Eles vão concorrer a uma das vagas da lista tríplice da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), formada pelos votos dos 1.300 procuradores do país, entre os quais estão integrantes ativos e aposentados do Ministério Público.

A eleição está marcada para a última semana de junho.

A lista será encaminhada à Presidência da República, a quem cabe nomear o procurador-geral.

continua após publicidade

O presidente não tem a obrigação de indicar um dos três mais votados. Porém, é o que tem sido feito desde 2003 -a lista começou em 2001 e não tem, no entanto, previsão constitucional.

O mandato do procurador-geral é de dois anos e a Constituição não prevê limite para recondução.

Quem for indicado vai passar por sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado e pela votação no plenário da Casa, na qual precisa obter aprovação por maioria absoluta dos parlamentares.

continua após publicidade

A ANPR encerrou as inscrições às 18h desta quarta (24).

A entidade vai realizar seis debates entre os candidatos. O primeiro está marcado para 29 de maio, em São Paulo, às 13h30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Janot não tentará terceiro mandato de procurador-geral da República"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!