MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Petista defende debate sobre eleições indiretas e busca governadores

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), articula um movimento de governadores para discutir saídas para a crise instalada no país depois da revelação do conteúdo das delações da JBS, que implicam diretamente o presidente Michel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2017, 21:10:04 Editado em 22.05.2017, 23:29:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), articula um movimento de governadores para discutir saídas para a crise instalada no país depois da revelação do conteúdo das delações da JBS, que implicam diretamente o presidente Michel Temer.

continua após publicidade

Costa diz que, como governador e não como filiado ao PT, acredita que "todas as propostas têm de ser analisadas, inclusive a que não seja de eleição direta", o que se choca com posição defendida pelo PT.

Ele participou de reunião com dirigentes petistas, incluindo o ex-presidente Lula, e disse que o assunto foi tema das conversas. As Diretas Já são a principal bandeira petista no momento.

continua após publicidade

Costa disse ter conversado com os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), e com outros dois nomes do Nordeste. A ideia, diz, é conseguir uma reunião com os 27 governadores ainda esta semana.

"Alckmin disse que também estava preocupado, que também ia fazer algumas ligações."

O Palácio dos Bandeirantes confirma o contato de Costa e a proposta do encontro, mas diz que não se falaram novamente desde então.

continua após publicidade

"A ideia é a mesma: de reunir após a crise, o impeachment, juntar todo mundo e dizer: 'Podemos construir uma saída transitória para o pais?'", afirmou depois de deixar reunião do Diretório do PT, em São Paulo.

Ele diz ainda que vê que a única saída possível é pela política. "O Judiciário e o Ministério Público, por mais legítimos que sejam, não vão apontar saída para o Brasil."

Em outra reunião, mais cedo, o PT decidiu tentar dividir o protagonismo do pedido por Diretas Já para evitar que resistências à sigla atrapalhem a proposta.

continua após publicidade

"Eles [manifestantes] não querem vinculação com partido, por isso decidiu-se que as frentes capitalizem mais as convocações, procurem mais gente", afirmou o presidente do PT, Rui Falcão.

O presidente do PT paulista, Emídio de Souza, disse que serão procuradas entidades que já se mostraram favoráveis à saída de Temer, como OAB e CNBB, além de partidos como PSB, PDT, Rede, PSOL e PC do B.

Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff também participaram da reunião. A ideia é que Lula esteja à frente das ações de movimentos sociais em defesa das diretas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Petista defende debate sobre eleições indiretas e busca governadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!