MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ATUALIZADA - Fachin nega andamento do pedido de impeachment de Gilmar Mendes

LETÍCIA CASADO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quarta (10) dar andamento ao pedido de impeachment do colega Gilmar Mendes. "Diante da ausência de flagrante ilegalidade [...] nego seguimen

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.05.2017, 00:40:09 Editado em 11.05.2017, 14:42:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LETÍCIA CASADO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta quarta (10) dar andamento ao pedido de impeachment do colega Gilmar Mendes.

"Diante da ausência de flagrante ilegalidade [...] nego seguimento ao presente mandado de segurança", decidiu Fachin.

continua após publicidade

O mandado de segurança é assinado por juristas, incluindo o ex-procurador-geral da República Claudio Fonteles.

O impeachment de Gilmar Mendes foi pedido em 2016 ao Senado e o então presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) arquivou.

Fontelles foi então ao STF com um mandado de segurança, negado por Fachin. Os juristas recorreram no próprio Supremo e o magistrado solicitou manifestação da PGR. Pela manhã, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, se manifestou contra o pedido.

continua após publicidade

"Embora os impetrantes discordem das conclusões a que chegou o então presidente do Senado, não cabe a esta corte rever seu mérito, apenas verificar a legalidade dos atos e dos procedimentos por ele praticados no exercício legítimo de sua função constitucional", escreveu Fachin na decisão.

Para os autores do pedido contra o ministro, Gilmar Mendes teve atitudes questionáveis, tais como manifestações públicas sobre processos do STF, declarações que indicam quebra de imparcialidade, demora injustificada na devolução de processos em que pediu vista e atos que denotam envolvimento em atividades político-partidárias.

BOBAGEM

continua após publicidade

Em reunião com corregedores eleitorais na noite de quarta (10), o ministro Gilmar Mendes chamou de "bobagem" o pedido de seu impeachment.

"Essas bobagens acontecem de quando em vez", afirmou o ministro. Ele, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, participava de evento a respeito da reforma política que tramita na Câmara dos Deputados.

O ministro não quis comentar o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF, de que Gilmar Mendes seja considerado impedido nos casos relacionados ao empresário Eike Batista. "Tudo já foi respondido", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Fachin nega andamento do pedido de impeachment de Gilmar Mendes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!