MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Alvo de delatores, Pimentel diz que justiça foi solapada por acusações

CAROLINA LINHARES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Acusado por delatores da Odebrecht de receber R$ 13,5 milhões para defender interesses da empreiteira, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou que a liberdade e a justiça foram "solapada

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2017, 13:35:07 Editado em 21.04.2017, 13:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

CAROLINA LINHARES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Acusado por delatores da Odebrecht de receber R$ 13,5 milhões para defender interesses da empreiteira, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou que a liberdade e a justiça foram "solapadas por uma teia de acusações que lembra as alcovas da Conjuração Mineira".

O governador discursou na cerimônia da Inconfidência, em Ouro Preto, onde Tiradentes foi enforcado em 21 de abril. "Naquele episódio fundante da nossa nacionalidade, Tiradentes foi protagonista involuntário de um espetáculo e não de um processo justo", disse em meio a aplausos e gritos de "Fora, Temer".

continua após publicidade

"As acusações, quando a serviço de estratagemas, morrem. Os acusadores morrem, mas a injustiça contra as vítimas da acusação infundada é incontornável e irreparável. [...] Quando uma sociedade se rende aos clamores de vingança, ela se rebaixa e deixa de ser republicana e democrática."

Pimentel, que foi denunciado na Operação Acrônimo e responde a processo eleitoral, também fez críticas ao sistema Judiciário. "O devido processo penal não pode ser atropelado pela ansiedade de condenar, de execrar, de justiçar. [...] O sistema jurídico perfeito não é aquele que se alimenta de estardalhaços, mas silenciosamente não teme encarar os fatos e as provas, e não apenas as versões, e constrói suas decisões com serenidade e isenção."

O pedido de investigação de Pimentel com base nas delações da Odebrecht foi enviado para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Na época do suposto pagamento, o governador era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na gestão Dilma Rousseff. Ele afirma que jamais recebeu benefícios ou valores ilícitos da empreiteira.

continua após publicidade

Pimentel foi o orador da cerimônia que homenageou o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência. O ex-presidente Lula chegou a ser convidado para o evento, mas não compareceu. Outras 170 personalidades receberam medalhas.

Exaltando a convivência com as diferenças, defendida por Mandela, o governador afirmou que ódio e a intolerância "enredaram o país em uma discórdia sem fim". Pimentel disse ainda que é preciso "ir adiante na luta pelos direitos dos atingidos pela recessão econômica, pelas tensões sociais e pela fragilização do sistema politico".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Alvo de delatores, Pimentel diz que justiça foi solapada por acusações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!