MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Decreto reserva 60% de cargos de alto escalão para servidores públicos federais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo federal publicou, nesta segunda (3), no Diário Oficial, decreto que estabelece percentuais mínimos para a ocupação de cargos em comissão do DAS (Grupo-Direção e Assessoramento Superiores) 5 e 6, por servidores efetiv

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2017, 11:17:00 Editado em 03.04.2017, 14:45:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo federal publicou, nesta segunda (3), no Diário Oficial, decreto que estabelece percentuais mínimos para a ocupação de cargos em comissão do DAS (Grupo-Direção e Assessoramento Superiores) 5 e 6, por servidores efetivos. A partir de agora, fica estabelecido que pelo menos 60% dos mais altos cargos comissionados do governo federal devem ser ocupados por servidores que ingressaram na carreira por meio de concurso público, informou o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. As informações são da Agência Brasil.

continua após publicidade

Além de instituir o percentual mínimo de ocupação de cargos estratégicos, o decreto modifica limites de ocupação de cargos DAS de 1 a 4. Nesses casos, metade da força de trabalho será de servidores efetivos (50%) -antes, era de 75% para DAS 1, 2, 3 e 50% para DAS 4. “Mesmo com a flexibilização do percentual dos níveis de DAS 1 a 3, é importante frisar que houve uma redução de mil cargos comissionados entre os que podem ser ocupados por profissionais sem vínculo com a Administração”, explicou o secretário de Gestão, Gleisson Rubin, em nota do ministério.

De acordo com o ministério, o decreto complementa um conjunto de medidas da reforma administrativa, que tem como objetivo racionalizar a atual estrutura de pessoal e ampliar a capacidade técnica do Estado. Segundo o ministério, duas medidas já foram adotadas anteriormente: a extinção de mais de 4 mil cargos e funções de confiança; e a conversão de cerca de 10 mil DAS em FCPE (Funções Comissionadas do Poder Executivo), que passaram a ser ocupadas exclusivamente por servidor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Decreto reserva 60% de cargos de alto escalão para servidores públicos federais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!