MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Aloysio e Amaral despontam como opções para chefia do Itamaraty

DANIELA LIMA, GUSTAVO URIBE E MARINA DIAS SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Aliados do presidente Michel Temer acreditam que a chefia do Ministério das Relações Exteriores está, neste momento, entre o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.02.2017, 19:53:50 Editado em 23.02.2017, 19:55:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIELA LIMA, GUSTAVO URIBE E MARINA DIAS

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP, E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Aliados do presidente Michel Temer acreditam que a chefia do Ministério das Relações Exteriores está, neste momento, entre o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), e o embaixador Sérgio Amaral, que está nos Estados Unidos.

Segundo a reportagem apurou, o nome de Aloysio foi mencionado pelo presidente ainda na noite de quarta, após Temer aceitar a exoneração de Serra -que alegou problemas de saúde para deixar o cargo.

continua após publicidade

Aloysio foi presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado. Segundo pessoas de dentro do Itamaraty, o trabalho à frente do colegiado despertou elogios do corpo diplomático, que teria recebido bem a indicação, agora, de seu nome para o ministério.

O nome de Amaral, por sua vez, despontou como uma opção que alinhasse diplomacia e política. Ele é muito próximo ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem foi porta-voz.

Questionado por amigos nesta quinta-feira (23), Aloysio não rechaçou a possibilidade de aceitar um convite para a chancelaria. Disse que precisaria "ouvir a família" e ressaltou que ainda não tinha recebido nenhum convite oficial.

continua após publicidade

REUNIÃO

No início da noite, Temer se reuniu no Palácio da Alvorada com o presidente do PSDB, Aécio Neves, além de Serra e do ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), para conversar sobre a sucessão no Itamaraty, que deve ser anunciada somente após o Carnaval.

Auxiliares afirmam que o presidente decidiu discutir "institucionalmente" com os tucanos a indicação para que a pasta se mantivesse sob o guarda-chuva do PSDB, principal aliado da gestão peemedebista e fiador do ajuste fiscal do governo.

Outros tucanos chegaram a ser cotados para a pasta, como os senadores José Aníbal (SP) e Tasso Jereissati (MG), mas os nomes perderam força ao longo do dia. Tasso teria confidenciado a aliados que se sente confortável no Senado, onde atua para se viabilizar como presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Aloysio e Amaral despontam como opções para chefia do Itamaraty"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!