MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Censura à Folha de S.Paulo foi 'mau exemplo' do Brasil, diz entidade mundial de jornais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A decisão de um juiz de Brasília que censurou reportagem da Folha de S.Paulo sobre a primeira-dama Marcela Temer foi um caso "absurdo e preocupante" e um "mau exemplo" do Brasil para a liberdade de imprensa, afirmou nesta quin

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2017, 19:15:45 Editado em 16.02.2017, 19:20:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A decisão de um juiz de Brasília que censurou reportagem da Folha de S.Paulo sobre a primeira-dama Marcela Temer foi um caso "absurdo e preocupante" e um "mau exemplo" do Brasil para a liberdade de imprensa, afirmou nesta quinta (16) Rodrigo Bonilla, gerente para a América Latina da Wan-Ifra (Associação Mundial de Jornais, na sigla em inglês).

continua após publicidade

Para ele, o episódio "pode produzir uma autocensura aos jornalistas e fazer com que eles fiquem com medo de publicar outras reportagens sobre a primeira-dama".

Na última sexta (10), a pedido do subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Gustavo Vale do Rocha, o juiz Hilmar Raposo Filho concedeu liminar que impedia o jornal de publicar informações sobre a tentativa de um hacker de chantagear Marcela no ano passado.

continua após publicidade

A petição do Planalto pedia que os textos publicados fossem "imediatamente retirados do site e recolhidas eventuais edições impressas" e "sob pena de multa de R$ 500.000,00 por acesso no site e edição vendida".

Nesta quarta (15), o desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, aceitou recurso da Folha de S.Paulo e suspendeu os efeitos da decisão.

Bonilla diz que o próprio pedido de multa pode inibir o trabalho da imprensa. O gerente afirma que a Wan-Ifra segue o entendimento da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e considera que houve "censura prévia" ao jornal, já que a ação foi protocolada antes da publicação do material.

A reação de entidades que condenaram a censura, segundo ele, é importante para que a imprensa do Brasil se distancie de exemplos "mais extremos" na América do Sul, como o Equador, onde o presidente Rafael Correa enfrenta com frequência meios de comunicação nos tribunais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Censura à Folha de S.Paulo foi 'mau exemplo' do Brasil, diz entidade mundial de jornais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!