Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saiba quem são os magistrados cotados para vaga de Teori no STF

Loading...

POLíTICA

Saiba quem são os magistrados cotados para vaga de Teori no STF

Teori Zavascki morreu em um acidente aéreo em 19 de janeiro. Foto: Divulgação

A Folha de S.Paulo publicou, ao longo desta semana, uma série de perfis dos seis magistrado cotados para o STF (Supremo Tribunal Federal).

O novo nome deve ser indicado pelo presidente Michel Temer e ocupará a vaga do ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo em 19 de janeiro.

Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, defende reformas trabalhistas e está identificado com as prioridades do governo Michel Temer. Há anos desenvolve atividades acadêmicas com o ministro Gilmar Mendes, um dos defensores de sua nomeação.

Luis Felipe Salomão foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008. Nasceu na Bahia e fez carreira no Rio. Projetou-se ao dirigir entidades de classe da magistratura, onde ganhou prestígio e fez muito lobby.

Atual ministro da Justiça, Alexandre de Moraes é um nome forte para a vaga de Teori Zavascki. Mas sua atuação à frente da pasta, muito questionada, deverá pesar na balança. Entre os cotados, é o mais próximo de Temer. Filiado ao PSDB, o advogado saiu na frente na disputa, ao receber o apoio do ministro do STF Marco Aurélio, que considera Moraes o "nome ideal", pela experiência e bagagem jurídica.

Outros três ministros têm sido citados como prováveis indicações: João Otávio de Noronha, Humberto Martins e Mauro Campbell, os três do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias