MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-ministro Jaques Wagner deixa o 2º escalão e vira secretário na Bahia

JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Dois meses depois de assumir para um cargo de segundo escalão no governo da Bahia, o ex-ministro Jaques Wagner (PT) foi nomeado neste sábado (21) como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.01.2017, 12:01:19 Editado em 21.01.2017, 16:51:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO

continua após publicidade

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Dois meses depois de assumir para um cargo de segundo escalão no governo da Bahia, o ex-ministro Jaques Wagner (PT) foi nomeado neste sábado (21) como novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Com a nomeação, Wagner passa a ter foro privilegiado. O inquérito que o investiga no âmbito da operação Lava Jato, atualmente nas mãos do juiz Sérgio Moro, deverá ser remetido para o Tribunal Regional Federal da 1º Região, com sede em Brasília.

continua após publicidade

O petista, que foi ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff (PT) e governador da Bahia entre 2007 e 2014, voltou ao governo baiano em novembro na gestão de seu apadrinhado político, o governador Rui Costa (PT).

Ele havia assumido o cargo de coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, cargo de segundo escalão e sem direito a foro.

Na época, ele chegou a ser cotado para assumir uma secretaria extraordinária com funções de articulação política, relações internacionais e relações com o empresariado. Mas o governador recuou da ideia de criar uma nova secretaria em tempos de crise.

continua após publicidade

Agora, como secretário de Desenvolvimento Econômico, Wagner terá como principal função ampliar a interlocução com os empresários e atrair investimentos para a Bahia.

Ele assume o cargo no lugar de Jorge Hereda, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, que era secretário na Bahia desde maio de 2015. Hereda vai assumir a coordenação do Bahiainvest, cargo de segundo escalão.

REFORMA

continua após publicidade

A nomeação de Jaques Wagner aconteceu no âmbito de uma reforma administrativa feita pelo governador Rui Costa para ampliar o espaço de partidos aliados.

O PSD, que já ocupava a secretaria de Infraestrutura, foi contemplado com mais uma pasta. O deputado federal Fernando Torres (PSD) foi nomeado secretário de Desenvolvimento Urbano e abre vaga para o suplente Robinson Almeida (PT) na Câmara dos Deputados.

O PSB vai assumir a secretaria de Ciência e Tecnologia, com Vivaldo Mendonça. O partido volta ao primeiro escalão três anos depois de deixar a gestão petista para disputar o governo com a senadora Lídice da Mata.

A coesão da base é considerada crucial para Rui Costa, que deverá ser candidato à reeleição e deve enfrentar nas urnas o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), reeleito este ano com 74% dos votos. Wagner é cotado para disputar o Senado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-ministro Jaques Wagner deixa o 2º escalão e vira secretário na Bahia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!