MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-vice da Caixa inspirou-se em 'Wall Street' para apelido em esquema

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para trocar mensagens sobre o esquema de cobrança de propina na Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, ex-vice-presidente do órgão, usava o codinome "Gordon Gekko", em referência ao personagem do filme "Wall Street" (1987). Na

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2017, 19:40:36 Editado em 13.01.2017, 19:45:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para trocar mensagens sobre o esquema de cobrança de propina na Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, ex-vice-presidente do órgão, usava o codinome "Gordon Gekko", em referência ao personagem do filme "Wall Street" (1987).

continua após publicidade

Na obra de Oliver Stone, Gekko é um ambicioso investidor da bolsa de valores vivido por Michael Douglas, que ganhou o Oscar de melhor ator pelo papel.

"A ganância é boa" é a célebre frase de Gekko, que voltou às telas em 2010, com "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme".

continua após publicidade

Cleto, que fechou acordo de delação premiada sobre o esquema na Caixa, foi indicado pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para o cargo que ocupou de 2011 a 2015.

As investigações apontam que Cleto, junto com Cunha e o ex-ministro Geddel Viera Lima (Secretaria de Governo), recebia propina de empresas em troca de garantir financiamento da Caixa.

Geddel foi alvo de operação da Polícia Federal nesta sexta (13). O ex-ministro foi vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa entre 2011 e 2013.

continua após publicidade

Lúcio Bolonha Funaro, operador do mercado financeiro e intermediário da propina, segundo as investigações, usava o apelido "Lucky" -e as variações Lucky 1, Lucky 2, Lucky 9, Lucky 99F. Também adotou o codinome "Spin" em algumas ocasiões.

Para se referir a Cunha, Funaro usava o nome "Carlos" nas mensagens, de acordo com relatório da Polícia Federal. Já Cleto se referia ao ex-deputado como "Lopes".

Cunha, por sua vez, tratava Funaro como "maluco" nas conversas.

continua após publicidade

Cunha e Funaro são réus em ação que investiga supostos pagamentos de propina para intermediação de liberação de recursos, para projetos privados, do fundo de investimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), gerido pela Caixa.

Um dos principais aliados do presidente Michel Temer (PMDB), Geddel Vieira Lima deixou o governo em novembro após o agravamento da crise envolvendo seu nome, o presidente Michel Temer e o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-vice da Caixa inspirou-se em 'Wall Street' para apelido em esquema"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!