Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Tá pensando que sou esses ministros que você indicou?", diz Geddel a Cunha

Loading...

POLíTICA

"Tá pensando que sou esses ministros que você indicou?", diz Geddel a Cunha

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mensagens apreendidas no celular do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Operação Lava Jato, trazem indícios de que sua suposta atuação para liberar créditos da Caixa em troca de propina não se restringia ao fundo de investimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e contava com a participação do ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Cunha é réu em ação que investiga o esquema, que, segundo a acusação, também tinha o envolvimento de Lúcio Bolonha Funaro, operador do mercado financeiro. A investigação leva em conta a delação premiada do ex-vice-presidente da Caixa Fabio Cleto, segundo o qual Cunha embolsou 80% dos recursos desviados.

Em 15 de dezembro de 2015, na Operação Catilinárias, a Polícia Federal realizou buscas na casa do pemedebista e apreendeu o telefone no qual estavam armazenadas mensagens —algumas delas trocadas com Geddel, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo e um dos principais aliados do presidente Michel Temer.

Foram esses diálogos que basearam a Operação Cui Bono? ("A quem beneficia?", em latim), deflagrada nesta sexta (13).

De acordo com a PF, nesse celular "consta grande quantidade de mensagens que evidenciaram que a atuação ilícita do ex-deputado Eduardo Cunha não se restringia tão somente à Vice-Presidência de Fundos e Loterias, comandada por Fábio Cleto, mas também se estendia à Vice-Presidência de Pessoas Jurídicas da Caixa Econômica Federal, à época comandada [...] por Geddel Quadros Vieira Lima".

Em uma das conversas, ao falar do andamento do pedido de recursos para uma empresa, Geddel diz que a situação está resolvida e afirma a Cunha: "Você tá pensando que eu sou esses ministros que você indicou?".

Em seu relatório, a PF também reproduz mensagens entre Funaro e Cleto que também apontariam a atuação de Cunha e de Geddel no suposto esquema.

Nos diálogos, são citados empresas e dirigentes de empresas dos ramos de alimentos (como Seara, Marfrig e J&F) e de concessionárias de administração de rodovias (como a BRVias).

Veja alguns trechos das conversas a seguir.

CAIXA DE MENSAGENS

Participantes de diálogos e assuntos, segundo a PF

5.abr.2015

Lucky (Funaro) e Gordon Gekko (Cleto)

Referência: Henrique Constantino, acionista e um dos responsáveis pelo grupo BRVias

Lucky:

Se viu um email que o henrique te passou ai do ponte dele

Me faz um favor liga p Geddel e vê em qual email ele quer que vc passe isso ou pra quem vc entrega que se ele nao resolver vou fuder ele no Michel

Esse porco é um folgado do caralho

Gordon Gekko:

Nao. O cel dele nao atende. Mandei sms.

Texto abaixo:

"Geddel, o henrique constantino mandou para o meu e o seu email caixa, uma reclamação que não esta conseguindo contato com sua equipe para falar sobre o empréstimo ponte do financiamento de 300mm [milhões] que ele pegou com FI-FGTS para BRVias. Pediu um encaminhamento o mais breve possível.

Abraco e bom feriado.

Obrigado"

30.jul.2012

Geddel e Cunha

Referência: Marfrig

Geddel: Voto Mafrig [sic] sera aprovado hj em eletrônica

Cunha: Ok

Geddel: Está em votação eletrônica no CD [Conselho Deliberativo] duas operações da Mafrig [...] Pareceres sem impedimento. Opinião de voto: favorável. Ja foi,Agora ' c vc [entendido como "Já foi, agora é com você"]

23.ago.2012

Geddel e Cunha

Referência: Marfrig

Cunha: Terça que vem ou quarta pode almoçar e jantar com o dono da Marfrig

Geddel: Se vc acha importante, marque. Prefiro jantar na terça

19.set.2012

Geddel e Cunha

Referência: Seara

Cunha: Agora lembra que tem Seara

Geddel: Vou passar lá para tratar desse assunto, o malandro quer da volta [segundo a PF, não foi identificado o setor a que Geddel se referia]

Cunha: Tá 6 lá

23.ago.2012

Geddel e Cunha

Referência: J&F

Geddel: J e F voto esta pronto para pauta, porém surgiu pendência junto ao FGTS, que segundo Dijur impede assinatura. Fala p regularizar la

Cunha: Ok

23.ago.2012

Idem

Cunha: J f nao resolveu?

Geddel: Ta resolvido Ta na pauta do CD de terça Vc ta pensando que eu sou esses Ministros q vc indicou? Abs

Cunha: Ok rsrsrs

4.set..2012

Idem

Geddel: J e F Aprovado

Cunha: Ok

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

20/01/2017 - 12h48

OBITUÁRIO

SÃO PEDRO DO IVAÍ 20/01

JOÃO TOMAZ, 74 anos

APUCARANA 20/01

FLORISVALDO GRANADO, 61 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1895 · 18/01/2017

02 03 05 10 15 34