MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministro do TCU diz que pediu varredura em gabinete "por precaução"

DANIEL CARVALHO BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas disse em nota nesta terça-feira (25) que, por "precaução", solicitou ao Senado que a Polícia Legislativa fizesse uma varredura "em seus endereços" par

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2016, 12:48:19 Editado em 25.10.2016, 12:50:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIEL CARVALHO

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas disse em nota nesta terça-feira (25) que, por "precaução", solicitou ao Senado que a Polícia Legislativa fizesse uma varredura "em seus endereços" para encontrar grampos ilegais.

Dantas decidiu justificar o pedido um dia após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), padrinho político do ministro, divulgar lista com nomes de autoridades que pediram varreduras em seus gabinetes ou residências. No caso do ministro do TCU, o pedido foi feito por Renan em 20 de maio deste ano.

continua após publicidade

De acordo com a nota divulgada nesta manhã pela assessoria do tribunal, a solicitação foi feita à diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, "com a finalidade de identificar eventuais escutas ilegais ou clandestinas".

Apesar de o documento distribuído ontem pela assessoria de Renan mencionar o cumprimento de varredura apenas no gabinete de Bruno Dantas, a nota do TCU diz que o ministro solicitou que as vistorias fossem feitas "em seus endereços".

"Tratou-se de precaução adotada em razão da natureza sigilosa de diversas informações manuseadas nos processos de competência do TCU", justifica o comunicado.

continua após publicidade

Dantas informa ainda que a solicitação foi dirigida ao Senado porque o TCU integra o Legislativo e não dispões de equipes de segurança "hábeis a realizar a diligência".

O ministro diz também que já havia feito solicitação semelhante ao então presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Joaquim Barbosa, quando integrou colegiado, entre 2011 e 2013.

Na mesma linha de Renan Calheiros, Bruno Dantas criticou o "Estado policial" no país.

"No caso específico da varredura solicitada, causa perplexidade que a notícia seja a precaução adotada e não o 'polizeistaat' que se está a fomentar no Brasil, sujeitando autoridades ao risco de grampos e escutas ilegais que podem comprometer o sigilo de processos em tramitação e antecipar decisões que somente deveriam ser conhecidas por ocasião do julgamento", diz a nota de Dantas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro do TCU diz que pediu varredura em gabinete "por precaução""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!