MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Agente afirma que Polícia do Senado cumpriu 'missão secreta' para Sarney

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O servidor responsável pela denúncia que desencadeou a ação da Polícia Federal no Senado na última sexta (21) afirma que a polícia legislativa realizou uma missão "secreta" no escritório de José Sarney (PMDB-AL), de acordo com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2016, 11:48:40 Editado em 24.10.2016, 11:50:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O servidor responsável pela denúncia que desencadeou a ação da Polícia Federal no Senado na última sexta (21) afirma que a polícia legislativa realizou uma missão "secreta" no escritório de José Sarney (PMDB-AL), de acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo".

continua após publicidade

Paulo Igor Bosco da Silva, policial legislativo, disse ao jornal que uma "ordem de missão oculta", sem numeração, determinou a realização de uma operação para encontrar eventuais grampos e escutas no escritório do ex-senador em julho de 2015.

De acordo com ele, uma ordem de missão que não tem numeração não entra no controle de ações do órgão.

continua após publicidade

Ainda de acordo com o jornal, Bosco da Silva relatou que outra ordem secreta foi expedida solicitando varreduras na casa do ex-senador Lobão Filho (PMDB-MA), mas só foi cumprida após ser regularizada por escrito.

A recusa inicial, relata o funcionário, aconteceu porque a medida gerou suspeitas entre os agentes da Polícia do Senado. De acordo com ele, a busca aconteceu pouco depois da Polícia Federal ter deflagrado uma operação da Lava Jato que envolvia o parlamentar.

Outra busca relacionada à Lava Jato teria acontecido na residência do senador Fernando Collor (PTC-AL), a Casa da Dinda, em Brasília. O servidor diz que, imediatamente após uma ação da PF no local, em julho de 2015, a polícia legislativa fez uma busca contra grampos.

continua após publicidade

O advogado de Sarney, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou ao jornal que o peemedebista não lembra de varredura em seu escritório.

PRETEXTO

O "Fantástico", da Rede Globo, também entrevistou Bosco da Silva. Ao programa, ele afirma que o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, disse que o motivo das buscas nos imóveis de Lobão eram suspeitas de que o senador fosse um dos alvos da Lava Jato.

continua após publicidade

Carlos André, outro servidor da Polícia Legislativa entrevistado pelo programa, afirma que Carvalho orientou os agentes a mentir sobre a varredura no escritório de Sarney caso fossem descobertos -deveriam dizer que a busca aconteceu porque o ex-senador receberia uma visita do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ao "Fantástico", o representante da Associação de Polícia do Congresso, Wallace França, afirmou que as buscas fora das dependências do Senado são legais, desde que solicitadas pelos próprios parlamentares e aprovadas pelo presidente do órgão. Ele negou que as ações tenham como objetivo obstruir a operação Lava Jato.

continua após publicidade

ENTENDA

Na última sexta-feira (21), a Polícia Federal deflagrou a Operação Métis, com o objetivo de desarticular uma suposta organização criminosa que busca atrapalhar as investigações na Lava Jato.

A PF conduziu buscas nas dependências da Polícia Legislativa, no subsolo do Senado, e prendeu temporariamente quatro agentes da organização, entre eles o diretor Pedro Ricardo Carvalho. Carvalho é o único deles que continua detido.

Aparelhos de detecção de grampos em poder da Polícia Legislativa teriam sido usados em seis imóveis ligados a dois senadores e dois ex-senadores: Fernando Collor (PTC-AL), Lobão Filho (PMDB-MA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e José Sarney (PMDB-MA).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Agente afirma que Polícia do Senado cumpriu 'missão secreta' para Sarney"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!