MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

'Deixa eu responder em liberdade para tocar minha vida', pede Dirceu a Moro

ESTELITA HASS CARAZZAI CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Em depoimento ao juiz Sergio Moro nesta sexta (21), o ex-ministro José Dirceu fez um pedido ao magistrado para que responda ao processo em liberdade, a fim de "tocar sua vida" e "trabalhar para sustentar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2016, 19:59:08 Editado em 21.10.2016, 20:00:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI

continua após publicidade

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Em depoimento ao juiz Sergio Moro nesta sexta (21), o ex-ministro José Dirceu fez um pedido ao magistrado para que responda ao processo em liberdade, a fim de "tocar sua vida" e "trabalhar para sustentar a filha".

"Eu preciso sair para trabalhar, para sustentar minha filha que tem seis anos de idade", pediu Dirceu, ao final da audiência. "Não é crível que alguém acredite que eu vou fugir, que eu vou obstruir a Justiça, na situação que eu estou."

continua após publicidade

Réu em duas ações na Operação Lava Jato e já condenado em uma delas a 23 anos de prisão, o ex-ministro está preso preventivamente há mais de um ano, desde agosto de 2015.

"Eu não estou dizendo isso para ter piedade, porque a responsabilidade é minha pelo que aconteceu. Eu estou dizendo isso porque são fatos objetivos. A realidade da minha família é de dificuldade financeira."

Moro respondeu que já decidiu a respeito -negou o pedido de liberdade-, e que cabe às instâncias superiores reverterem a decisão.

continua após publicidade

A defesa de Dirceu recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal), mas ainda falta a decisão do Supremo.

AÇÃO DA PETROBRAS

Na Justiça do Paraná, Dirceu é acusado de receber propina da empresa Apolo Tubulars para que ela fosse contratada pela Petrobras, com a intervenção do ex-diretor Renato Duque.

continua após publicidade

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, foram R$ 7 milhões em propina no total. O ex-ministro teria recebido cerca de 30% do valor.

No depoimento desta sexta, ele negou que tenha interferido em licitações na Petrobras e disse jamais ter solicitado propina a empresários em troca de contratos na estatal.

continua após publicidade

"Eu estou sendo responsabilizado por um contrato sem nenhuma participação minha ou de minha empresa. Nenhuma. Zero", afirmou. "Eu, realmente, não tenho nada a ver com isso. Na verdade, eu não devia estar aqui, sinceramente. Eu não tenho muito o que dizer."

O ex-ministro reconheceu que recebeu valores da Credencial Construtora -empresa apontada como de fachada pela Procuradoria e considerada a operadora da transação.

Dirceu, porém, diz que o valor foi devido por uma consultoria no Panamá.

continua após publicidade

"Nós fomos ao Panamá, eu apresentei eles a empresários, ao Presidente da República... Eu prestei meu trabalho e cobrei aquilo que considerei adequado, e eles pagaram."

O ex-ministro afirmou que jamais pediu a Duque qualquer intervenção em contratos ou licitações da Petrobras, e que seus encontros e jantares com ele eram "sociais, e não de negócios".

"Eu não conhecia o Renato Duque, não me comprometi com ele e com ninguém, não pedi nenhum favor e nenhuma retribuição pela indicação dele", afirmou Dirceu, sobre a indicação do engenheiro à diretoria da Petrobras. "[Eu tratava] questões gerais, políticas, de estratégia de governo, da situação do país."

EM SILÊNCIO

Interrogado também nesta sexta-feira, o ex-diretor Renato Duque, que negocia acordo de delação, permaneceu em silêncio.

"Eu quero reiterar minha disposição total de colaborar com a Justiça, mas, no momento, por orientação de meu advogado, eu vou permanecer calado", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Deixa eu responder em liberdade para tocar minha vida', pede Dirceu a Moro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!