MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Gráfica diz que 'confusão' ligou campanha de Freixo a sindicato

ITALO NOGUEIRA RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A gráfica EDG se responsabilizou pelo que classifica como "confusão" que gerou a suspeita na Justiça eleitoral de financiamento ilegal da campanha de Marcelo Freixo (PSOL) pelo SintUFF (Sindicato dos Trabal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2016, 17:42:28 Editado em 20.10.2016, 17:45:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ITALO NOGUEIRA

continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A gráfica EDG se responsabilizou pelo que classifica como "confusão" que gerou a suspeita na Justiça eleitoral de financiamento ilegal da campanha de Marcelo Freixo (PSOL) pelo SintUFF (Sindicato dos Trabalhadores da UFF).

Em nota, a empresa afirma que errou ao colocar nas ordens de serviço para produção do material de Freixo o nome do sindicato como contratante do serviço. Os documentos foram apreendidos na quarta-feira (19) em operação do Tribunal Regional Eleitoral.

continua após publicidade

O SintUFF negou também em nota ter bancado material para a campanha do PSOL. A entidade colocou seu sigilo fiscal e bancário à disposição da Justiça.

Segundo a EDG, o "erro material" ocorreu porque a encomenda foi feita através de um e-mail funcional do SintUFF. A empresa divulgou nota fiscal em nome de Luciana Borba Machado, que seria a responsável por pagar R$ 1.000 pela produção de 5.000 panfletos.

O TRE apreendeu na ação 600 mil adesivos e 35 mil panfletos da campanha. A maior parte, porém, foi apreendida num comitê de Freixo, na Lapa.

continua após publicidade

Segundo o sindicato, Luciana não é funcionária do sindicato. Ela pediu a uma amiga, funcionária da entidade, para fazer a diagramação do panfleto. Essa pessoa -cujo nome não foi divulgado- enviou o e-mail à gráfica solicitando que o recibo seja feito em nome de Luciana. A mensagem diz que o material "não é doação", mas sim "independente".

"Colocamos as informações porque o material vai ser distribuído nesse período. Mas não entra no orçamento da campanha", diz o texto.

O juiz responsável pela fiscalização eleitoral, Marcelo Rubiolli, afirmou haver indício de doação irregular, caixa dois e abuso de poder econômico. Caberá ao Ministério Público Eleitoral analisar se pede ou não a cassação do registro de candidatura.

continua após publicidade

A nota do sindicato não explica porque o local de entrega de parte do material seria feito na Pró-Reitoria de Graduação da UFF, como consta num recibo encontrado no local.

A campanha de Freixo afirmou em nota que não sabia da produção do material, que seria de responsabilidade do contratante.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Gráfica diz que 'confusão' ligou campanha de Freixo a sindicato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!