Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No Recife, Geraldo Júlio é o maior beneficiado com o voto dos derrotados no 1º turno

Loading...

POLíTICA

No Recife, Geraldo Júlio é o maior beneficiado com o voto dos derrotados no 1º turno

- Atualizado em 13/10/2016 12:25

JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O prefeito e candidato a reeleição no Recife (PE), Geraldo Júlio (PSB), foi o principal beneficiado com o voto dos candidatos que ficaram em terceiro e quarto lugar no primeiro turno, de acordo com pesquisa Datafolha.

O prefeito lidera a disputa do segundo turno com 47% das intenções de voto contra 34% do ex-prefeito João Paulo Lima (PT). A pesquisa ainda mostra que 6% dos eleitores afirmam estar indecisos e 13% afirmam que vão votar branco ou nulo.

O socialista por pouco não venceu no primeiro turno: teve 49,34% dos votos válidos contra 23,76% de João Paulo. Daniel Coelho (PSDB) ficou em terceiro com 18,59% seguido de Priscila Krause (DEM) com 5,43%. Edilson Silva (PSOL) teve 2,1%, enquanto Carlos Augusto (PV), Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não chegaram a 1% dos votos.

Entre os eleitores de Coelho, 50% afirmam que votarão no prefeito e 26% dizem votar no petista.

Já entre quem votou em Priscila Krause, 47% dizem votar agora em Geraldo Júlio e 25% afirmam que votarão em João Paulo.

O levantamento do Datafolha foi feito nesta terça-feira (11) e entrevistou 1.023 pessoas no Recife. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Para o segundo turno, Daniel Coelho e Priscila Krause anunciaram neutralidade. Mas os seus partidos, PSDB e DEM, defenderam o apoio a Geraldo.

VOTO CONSOLIDADO

O Datafolha ainda apurou que a grande maioria dos eleitores já tem consolidado o voto do segundo turno. Ao todo, 87% dos eleitores ouvidos afirmam que estão totalmente decididos em relação ao voto. Outros 13% dizem que ainda podem mudar de opção.

Nove em cada dez eleitores recifenses -89%- informaram corretamente o número do seu candidato, 1% informou equivocadamente, 7% declararam não saber o número e 3%, declararam não saber o número para anular o voto.

A pesquisa ainda mostrou que Geraldo Júlio e João Paulo têm uma imagem positiva perante o eleitorado. Geraldo é visto como um candidato moderno, simpático e que prefere trabalhar em equipe.

Já o petista é visto como um candidato que prefere trabalhar em equipe, que é simpático, humilde e competente.

CANDIDATOS

Disputando a reeleição em coligação de 20 partidos, Geraldo Júlio tem o apoio do governador Paulo Câmara (PSB) e tenta manter no poder o grupo político do ex-governador Eduardo Campos, morto durante a campanha presidencial de 2014.

Além do Recife, o PSB disputa segundo turno em outras duas capitais: Aracaju e Goiânia No primeiro turno, venceu em Palmas.

Ex-prefeito João Paulo Lima governou Recife entre 2001 e 2008 e deixou a prefeitura com alto índice de aprovação. Disputa a eleição com o apoio do ex-presidente Lula, considerado forte cabo eleitoral no Nordeste.

João Paulo o único petista que disputará o segundo turno nas capitais -o partido venceu no primeiro turno apenas em Rio Branco (AC).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60