Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

João Leite está na frente de Kalil; brancos, nulos e indecisos somam 35%, diz Datafolha

Loading...

POLíTICA

João Leite está na frente de Kalil; brancos, nulos e indecisos somam 35%, diz Datafolha

- Atualizado em 12/10/2016 14:40

MARCELO TOLEDO

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (12) mostra que o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte João Leite (PSDB) está na frente na disputa do segundo turno na capital mineira, com 36% das intenções de voto, ante 29% atribuídos ao seu adversário, Alexandre Kalil (PHS).

Mas há, ainda, conforme o levantamento, uma parcela considerada expressiva que afirma que votará em branco ou anulará o voto no próximo dia 30 (22% no total) ou que está indecisa (13%).

A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, tem margem de erros de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e entrevistou 1.024 pessoas nesta terça-feira (11).

Leite aparece à frente entre as mulheres, com 37% das intenções de voto, ante os 24% atribuídos a Kalil. Entre os homens, cada um tem 35%. Entre os eleitores com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, a vantagem de Leite é maior: 41% a 23%.

Considerando-se somente os votos válidos -excluindo-se brancos, nulos e eleitores indecisos-, o candidato tucano atinge 55%, ante 45% de Kalil. Essa é a forma usada pela Justiça Eleitoral para a contabilização e divulgação do resultado da eleição. No primeiro turno, Leite atingiu 33,40% dos votos válidos e Kalil, 26,56%.

O nível de confiança da pesquisa, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número MG-08727/2016, é de 95%. Isso significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%.

DECISÃO DE VOTO

A pesquisa mostrou ainda que a maioria dos eleitores da capital mineira (54%) decidiu em quem votaria no primeiro turno pelo menos um mês antes da votação, ocorrida no último dia 2.

Outros 13% afirmaram ter decidido o voto 15 dias antes da votação, mesmo índice dos entrevistados que disseram ter resolvido em quem votar no próprio dia da eleição.

Para 11% dos entrevistados, a decisão sobre o candidato ocorreu uma semana antes, enquanto 7% disseram ter decidido na véspera.

Entre os eleitores de Leite, 16% afirmaram ter decidido por ele no dia da votação, ante 8% dos eleitores de Kalil no primeiro turno.

IMAGEM DOS CANDIDATOS

De acordo com a pesquisa Datafolha, João Leite é considerado simpático por 66% dos entrevistados e é moderno e competente -ambas citadas por 57%.

Também foi apontado como humilde e democrático por 53% dos entrevistados e, para 67%, tem opção preferencial por trabalhar em equipe. É visto como antipático por 20% dos eleitores.

Já Kalil atinge índices acima de 50% ao ser apontado como autoritário pelos eleitores entrevistados (59%), competente e orgulhoso (ambos com 51%). Para 47%, ele é antipático -37% o consideram simpático.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60