Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BNDES suspende desembolsos para 25 projetos de empresas da Lava Jato

Loading...

POLíTICA

BNDES suspende desembolsos para 25 projetos de empresas da Lava Jato

NICOLA PAMPLONA

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O BNDES suspendeu temporariamente os desembolsos de recursos para 25 projetos de exportação de serviços de empresas investigadas pela Operação Lava Jato.

A decisão foi tomada em maio, em resposta a ação da AGU contra as empresas, mas divulgada apenas nesta terça-feira (11), em entrevista para detalhar a nova política do banco para financiar a exportação de serviços.

Os projetos que tiveram os desembolsos suspensos somam R$ 7 bilhões, dos quais R$ 2,3 bilhões já foram desembolsados.

São projetos de exportação de serviços de engenharia contratados por Argentina, Cuba, Venezuela, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Angola, Moçambique e Gana às empreiteiras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

O diretor do banco para exportações, Ricardo Ramos, explicou que não houve qualquer desembolso a esses projetos desde maio, enquanto o banco trabalhava na elaboração da nova política de exportações de serviços.

Todos eles serão reavaliados com base na nova política e existe a possibilidade de que alguns sejam cancelados.

"É uma política mais seletiva", disse Ramos, classificando a mudança como uma "resposta à sociedade". Os termos respondem a determinações do TCU.

O crescimento das exportações de serviços do banco tem sido alvo de investigações do Ministério Público Federal.

De acordo com Ramos, o banco passará agora a avaliar e monitorar os impactos dos projetos no exterior, além de acompanhar as obras de perto.

Até agora, a análise de cada projeto ficava no potencial de geração de divisas com a exportação de bens nacionais para as obras no exterior.

"É importante definir indicadores que possam dar resposta à sociedade sobre quais benefícios esses projetos têm", disse.

Com relação aos projetos suspensos temporariamente, a reavaliação vai considerar o avanço físico da obra, a existência de outras fontes de financiamento, a exposição do banco ao risco e a assinatura de um termo de compliance (governança).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 24/02

MARIA DE OLIVEIRA MARICATO, 74 anos
CACILDA LEITE DE SOUZA, 82 anos

IVAIPORÃ 23/02

MARIA JOSÉ PEREIRA, 90 ANOS
MARTA MARIA DA SILVA OLIVEIRA, idade não divulgada
SEBASTIANA RECHE RIBEIRO, 87 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48