Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BNDES suspende desembolsos para 25 projetos de empresas da Lava Jato

Loading...

POLíTICA

BNDES suspende desembolsos para 25 projetos de empresas da Lava Jato

- Atualizado em 11/10/2016 18:00

NICOLA PAMPLONA

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O BNDES suspendeu temporariamente os desembolsos de recursos para 25 projetos de exportação de serviços de empresas investigadas pela Operação Lava Jato.

A decisão foi tomada em maio, em resposta a ação da AGU contra as empresas, mas divulgada apenas nesta terça-feira (11), em entrevista para detalhar a nova política do banco para financiar a exportação de serviços.

Os projetos que tiveram os desembolsos suspensos somam R$ 7 bilhões, dos quais R$ 2,3 bilhões já foram desembolsados.

São projetos de exportação de serviços de engenharia contratados por Argentina, Cuba, Venezuela, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Angola, Moçambique e Gana às empreiteiras Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

O diretor do banco para exportações, Ricardo Ramos, explicou que não houve qualquer desembolso a esses projetos desde maio, enquanto o banco trabalhava na elaboração da nova política de exportações de serviços.

Todos eles serão reavaliados com base na nova política e existe a possibilidade de que alguns sejam cancelados.

"É uma política mais seletiva", disse Ramos, classificando a mudança como uma "resposta à sociedade". Os termos respondem a determinações do TCU.

O crescimento das exportações de serviços do banco tem sido alvo de investigações do Ministério Público Federal.

De acordo com Ramos, o banco passará agora a avaliar e monitorar os impactos dos projetos no exterior, além de acompanhar as obras de perto.

Até agora, a análise de cada projeto ficava no potencial de geração de divisas com a exportação de bens nacionais para as obras no exterior.

"É importante definir indicadores que possam dar resposta à sociedade sobre quais benefícios esses projetos têm", disse.

Com relação aos projetos suspensos temporariamente, a reavaliação vai considerar o avanço físico da obra, a existência de outras fontes de financiamento, a exposição do banco ao risco e a assinatura de um termo de compliance (governança).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60