MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Editor de 'Spotlight' conclama brasileiros a investigar abusos sexuais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chefe da equipe de reportagem que revelou abusos sexuais de padres católicos no "Boston Globe", investigação que inspirou o filme "Spotlight", vencedor do Oscar, Walter Robinson conclamou os jornalistas brasileiros a fazer o m

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2016, 19:44:02 Editado em 08.10.2016, 19:45:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chefe da equipe de reportagem que revelou abusos sexuais de padres católicos no "Boston Globe", investigação que inspirou o filme "Spotlight", vencedor do Oscar, Walter Robinson conclamou os jornalistas brasileiros a fazer o mesmo no país.

continua após publicidade

Encerrando o pronunciamento com que abriu sua participação no Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, o jornalista americano afirmou que 250 padres abusaram de crianças em Boston e complementou, dirigindo-se aos jornalistas e estudantes de jornalismo na sala:

"Quem, se não nós, vai falar pelas vítimas da sociedade? No Brasil, há 18 mil padres católicos, mas poucos deles foram identificados como molestadores de crianças. Muito menos do que na pequena Boston. Por quê? Esta é uma pergunta que vale a pena perguntar."

continua após publicidade

Segundo Robinson, "a maior lição" que tirou de todo o trabalho sobre os abusos sexuais para o "Boston Globe" foi: "Nós não fazemos nenhum favor às nossas instituições quando damos a elas um passe livre".

RÚSSIA

Também no festival, o russo Mikhail Zygar, autor do livro "Todos os Homens do Kremlin", relatou como jornalistas independentes, como ele, são perseguidos e "tachados como traidores e fascistas" pelo governo de Vladimir Putin. Citou que assuntos como a Chechênia e a família de Putin são considerados intocáveis.

continua após publicidade

Por outro lado, afirmou que é um erro transformar o presidente russo em "Mr. Evil", como faz a mídia ocidental. Esta apresenta "tantos estereótipos, com aquela sensação de conspiração, como a nojenta propaganda soviética", e não ajuda aqueles que buscam tornar a Rússia "um país normal".

"Nós, jornalistas independentes, não queremos uma nova Guerra Fria", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Editor de 'Spotlight' conclama brasileiros a investigar abusos sexuais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!