Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça Eleitoral proíbe Robertinho e Capitão América em Fortaleza

Loading...

POLíTICA

Justiça Eleitoral proíbe Robertinho e Capitão América em Fortaleza

- Atualizado em 08/10/2016 10:15

JOÃO PEDRO PITOMBO

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Um dos heróis mais icônicos dos quadrinhos, o Capitão América ficará de fora do segundo turno das eleições para a prefeitura de Fortaleza.

Assim como ele, o boneco Robertinho e o pinguim ­o animal, não o vilão do Batman­ também foram proibidos de comparecerem às urnas no dia da votação, em 30 de outubro.

A Justiça Eleitoral do Ceará emitiu na terça-feira (4) uma portaria disciplinando as vestimentas no dia de eleição, vetando camisas com os símbolos que remetam às candidaturas de Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) no segundo turno.

Do lado do prefeito Roberto Cláudio, foram proibidos os bonecos Robertinhos, que trazem a imagem do candidato em traços infantis e imagens do pinguim, apelido dado ao pedetista pelos adversários na eleição de 2012.

Já os eleitores de Capitão Wagner estão proibidos de ir votar usando roupas com a símbolo do Capitão América.

A associação com foi feita pelos próprios eleitores do candidato, que passaram a usar o super-herói como símbolo informal da campanha. Nos comícios e caminhadas, é comum ver eleitores usando camisas a até réplicas do escudo do Capitão América.

Os bonecos Robertinhos e de camisas do Capitão América foram adotadas pelas campanhas como forma de aproximar os candidatos dos eleitores. Logo, ganharam popularidade e fizeram sucesso sobretudo entre as crianças.

FLAGRANTES

A decisão da Justiça Eleitoral de vetar os símbolos dos personagens que remetem aos candidatos foi tomada após flagrantes registrados durante a votação do primeiro turno.

Uma policial militar chegou a ser detida ao tentar votar com uma camiseta do Capitão América. Também houve registro de eleitoras que tiveram que tirar a blusa que remetia ao candidato e votar usando apenas o sutiã.

Diante do imbróglio, juízes eleitorais solicitaram que tropas federais acompanhem a votação no segundo turno, alegando casos de excessos e omissões de policiais militares ­que em sua maioria apoiam Wagner.

Desde a sexta-feira (1º), uma liminar obtida pela chapa do prefeito Roberto Cláudio já proibia o uso das camisas com alusão ao super-herói.

Em vídeo publicado nas redes sociais na internet, Wagner considerou a decisão uma ‘arbitrariedade‘ e disse que seus eleitores foram coagidos por usarem roupas com as cores da sua campanha.

A legislação eleitoral diz que o eleitor pode ‘realizar sua manifestação individual e silenciosa através, exclusivamente, dos seguintes meios de exposição: bandeira, broches, dísticos e adesivos‘. Neste caso, são proibidas roupas com propaganda do candidato ou com símbolo que faça alusão a ele.

BUSCA POR APOIOS

Enquanto bonecos e símbolos super-heróis foram barrados para o dia da votação, Roberto Cláudio e Capitão Wagner iniciaram por apoios de partidos e candidatos derrotados no primeiro turno.

O prefeito ­apadrinhado dos ex-governadores Cid e Ciro Comes­ recebeu nesta quarta-feira (5) o apoio do deputado estadual Tin Gomes (PHS), que terminou a disputa em sétimo lugar.

Ele também será apoiado pela Rede Sustentabilidade, que no primeiro turno ficou com Heitor Férrer (PSB).

Agora, Roberto Cláudio busca o apoio do PT da deputada Luiziane Lins, que terminou a disputa em terceiro com 15% dos votos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60