Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

PF instaura inquérito sobre termoelétricas construídas na era FHC

Loading...

POLíTICA

PF instaura inquérito sobre termoelétricas construídas na era FHC

- Atualizado em 05/10/2016 22:27

ESTELITA HASS CARAZZAI

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar supostos desvios na construção de termoelétricas pela Petrobras no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1999 e 2001.

O inquérito, que faz parte da Operação Lava Jato, foi instaurado no dia 20 de setembro, pelo delegado federal Roberto Biasoli.

A investigação tem como base a delação do ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, que admitiu ter recebido propinas de pelo menos US$ 700 mil durante a construção das termoelétricas.

Os valores teriam sido pagos em contas na Suíça pelas empresas Alstom e GE (General Electric), principais fornecedoras de turbinas de gás para as obras.

Também foram beneficiados com propina, segundo o delator, outros três ex-gerentes da Petrobras, além do então diretor de Gás e Energia, Delcídio do Amaral -na época, filiado ao PSDB.

Posteriormente, ele foi eleito senador pelo PT e preso no ano passado, por planejar uma rota de fuga para Cerveró. Hoje, é delator da Lava Jato.

Delcídio, que era próximo dos executivos da Alstom, segundo Cerveró, teria recebido cerca de US$ 10 milhões em propina da empresa.

A construção de termoelétricas foi adotada pelo governo FHC (1995 e 2002) na época do apagão de energia, no início dos anos 2000, para evitar novos blecautes.

OUTRO LADO

A defesa de Delcídio nega envolvimento do ex-senador em irregularidades nas usinas termoelétricas, e diz que a delação de Cerveró é "mentirosa".

"Negamos peremptoriamente. Delcídio não teve conta no exterior, não recebeu isso aí", disse o advogado Figueiredo Bastos.

A General Electric informou que não foi notificada sobre a investigação e que, por isso, não iria se manifestar.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41