Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

STJ cassa direitos políticos de candidata que disputará 2º turno

Loading...

POLíTICA

STJ cassa direitos políticos de candidata que disputará 2º turno

- Atualizado em 04/10/2016 17:55

GABRIEL MASCARENHAS

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Mauro Campbell Marques cassou nesta terça-feira (4) os direitos políticos de Ângela Amin (PP) por cinco anos. Ela é candidata a prefeita de Florianópolis (SC) e foi para o segundo turno contra Gean Loureiro, do PMDB. Ângela foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina por improbidade administrativa. Ela é acusada de ter usado material publicitário do município para promover sua reeleição à prefeitura, quando ocupou o cargo pela primeira vez, entre 1996 e 2004.

Ao condená-la, o TJ-SC decidiu, porém, aplicar pena de ressarcimento aos cofres públicos. O Ministério Público considerou a pena branda e recorreu ao STJ.

Mauro Campbell Marques acolheu o recurso, sob argumento de que a restituição das verbas utilizadas de forma indevida não é suficiente. Ele determinou a perda dos direitos políticos da candidata e estabeleceu multa de 20% do valor de R$ 1 milhão, montante equivalente ao dano estimado ao erário.

"Caracterizado o prejuízo ao erário, o ressarcimento não pode ser considerado propriamente uma sanção, mas apenas consequência imediata e necessária de reparação do ato ímprobo, razão pela qual não pode figurar isoladamente como penalidade", escreveu o ministro em sua decisão.

Agora, o Ministério Público Eleitoral pode pleitear a inelegibilidade de Ângela, que recebeu 24,5% dos votos contra 40,3% dos seu adversário.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 08/12

ÂNGELO RODRIGUES, 70 anos

CALIFÓRNIA
ENACIR MARIA CARDOSO, 53 anos

JANDAIA DO SUL 08/12

MARIA DO ROSARIO DE SOUZA BORGES, 50 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60