Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gean Loureiro e Angela Amin vão disputar segundo turno em Florianópolis

Loading...

POLíTICA

Gean Loureiro e Angela Amin vão disputar segundo turno em Florianópolis

- Atualizado em 02/10/2016 19:35

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - Numa disputa entre dois grupos políticos tradicionais, o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) e a ex-prefeita Angela Amin (PP) irão para o segundo turno em Florianópolis.

Com 90% das urnas apuradas neste domingo (2), o peemedebista, que liderou as pesquisas desde o início da campanha, tinha 38% dos votos válidos, contra 25,8% de Amin.

Os dois fazem parte de grupos políticos que há décadas se alternam na prefeitura da capital catarinense e no governo do Estado.

Gean Loureiro, 43, disputou o cargo em 2012, mas perdeu para o atual prefeito Cezar Souza Junior (PSD). Hoje, faz uma candidatura de oposição a Junior, que tem 77% de reprovação, segundo o Ibope, e decidiu não concorrer à reeleição.

Gean nunca foi prefeito e despontou nas pesquisas ao apresentar-se como alguém que "acorda cedo e dorme tarde" e que "arregaça as mangas" por "não tem medo de trabalho duro".

Loureiro fez uma coligação com 15 partidos, o que alavancou a campanha. Sua vitória traria o PMDB de volta à prefeitura de Florianópolis, que comandou entre 2005 e 2012 com Dário Berger.

O atual deputado é advogado e administrador, e foi vereador em Florianópolis por cinco mandatos consecutivos.

Já Angela Amin, 62, foi prefeita da capital por duas vezes e representa um dos principais grupos políticos do Estado. É casada com o ex-governador e atual deputado federal Esperidião Amin (PP), e concorreu ao governo de Santa Catarina em 1994 e 2010.

Os dois candidatos evitaram falar em turismo durante a campanha, tema controverso na cidade de 477 mil habitantes que no verão recebe 2 milhões de turistas -muitos moradores de Florianópolis consideram que o turista traz dinheiro, mas tumultua praias e engarrafa o trânsito.

Em terceiro lugar, ficou o urbanista Elson Pereira (PSOL), professor da Universidade Federal de Santa Catarina, com 21%.

Pereira, que em 2012 concorreu ao cargo e fez 14% dos votos, começou a campanha "embolado" no segundo pelotão, longe dos dois líderes. Na reta final, cresceu e se aproximou de Angela. Prometeu reforma tributária e uma alternativa aos tradicionais grupos políticos.

Murilo Flores (PSB) fez 9,3%, e Angela Albino (PCdoB), 4%. Mauricio Leal (PEN) e Gabriela Santetti (PSTU) fizeram menos que 1% cada.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41