MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

ACM Neto confirma favoritismo e é reeleito com 74% dos votos em Salvador

JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou o favoritismo e foi reeleito em Salvador no primeiro turno, com 74% dos votos. Ancorado em uma aliança com 14 partidos, Neto deve ser único prefeito a vencer no primeiro t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2016, 18:36:03 Editado em 02.10.2016, 18:40:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO

continua após publicidade

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou o favoritismo e foi reeleito em Salvador no primeiro turno, com 74% dos votos.

Ancorado em uma aliança com 14 partidos, Neto deve ser único prefeito a vencer no primeiro turno entre as dez maiores capitais brasileiras. Sai fortalecido das urnas e deve disputar o governo da Bahia em 2018.

continua após publicidade

O prefeito venceu a candidata Alice Portugal (PCdoB), que disputou as eleições com o apoio do governador Rui Costa e do ex-governador Jaques Wagner (PT). Ela teve 15% dos votos.

Em terceiro lugar ficou o Pastor Sargento Isidório (PDT) com 8%, seguido Cláudio Silva (PP) com 1,5%, Fábio Nogueira (PSOL) com 1%. Célia Sacramento (PPL) e Da Luz (PRTB) não chegaram a 1%.

A campanha eleitoral em Salvador foi marcada por um clima morno e pela baixa adesão aos candidatos de oposição. Com o apoio de 31 dos 43 vereadores, o prefeito montou um "exército" de mais de 500 candidatos a Câmara Municipal em sua base.

continua após publicidade

Neste domingo (2), parte dos candidatos a vereador das chapas oposicionistas "esconderam" seus candidatos majoritários, deixando em branco o espaço para o número do candidato a prefeito nos seus santinhos.

Além de uma gestão bem avaliada, ACM Neto ainda foi beneficiado pela crise do PT e pelas indefinições da base do governador Rui Costa, que definiu sua candidata faltando pouco menos de um mês para o início do horário eleitoral.

Na campanha, adotou uma linha "pé no chão" nas propostas para os próximos quatro anos, evitou fixar metas em programas da prefeitura e deixou de lado o anúncio de grandes obras de infraestrutura.

continua após publicidade

Alice Portugal, por sua vez, buscou associar o ACM Neto à imagem do presidente Michel Temer, acusando o prefeito de ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

A candidata do PCdoB ainda afirmou que o prefeito fez "obras de fachada" nas áreas turísticas da cidade, mas não cuidou da qualidade dos serviços públicos na saúde e na educação.

Terceiro candidato mais votado, o Pastor Sargento Isidório fez uma campanha folclórica, prometendo reduzir o preço do pão e do gás de cozinha e defendendo que "é melhor votar em doido do que em ladrão".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "ACM Neto confirma favoritismo e é reeleito com 74% dos votos em Salvador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!