Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em Belém, Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho reeditarão segundo turno de 2012

Loading...

POLíTICA

Em Belém, Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho reeditarão segundo turno de 2012

- Atualizado em 02/10/2016 18:15

JOSÉ MARQUES

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - O segundo turno em Belém será uma reedição da campanha de 2012. O atual prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) concorrerá contra o ex, Edmilson Rodrigues (PSOL).

Com 88% das urnas apuradas, Coutinho tem 31% dos votos válidos e Rodrigues, 30%. Na eleição passada, o candidato do PSOL foi para o segundo turno em primeiro lugar, mas perdeu de virada para o tucano.

Para tentar evitar uma nova derrota, o partido flexibilizou as alianças este ano. Do outro lado, Zenaldo Coutinho tem uma coligação de 15 partidos e apoio do governador Simão Jatene (PSDB).

Em terceiro lugar, o deputado federal Éder Mauro (PSD) tinha 16% dos votos válidos até então. Delegado e membro da "bancada da bala", ele passou a maior parte das eleições em segundo lugar nas pesquisas.

O 'RECALL' E O 'SUBESTIMADO'

Ex-prefeito de Belém entre 1997 e 2004, quando era filiado ao PT, Rodrigues afirma que o PSOL "avançou para uma reflexão nacional" e "percebeu que era importante ter o poder de flexibilizar para além daquele leque da esquerda mais radical". Ele é conhecido como um quadro moderado do partido.

Sua coligação atual inclui o PDT, o PPL e o PV. Em 2012, estava com o PSTU e o PC do B. Segundo ele, apesar de ficar menos limitada a partidos de esquerda, suas alianças ainda têm que passar pelo crivo da direção nacional da sigla.

Já Coutinho acredita que começou a eleição em terceiro por conta de "bombardeios de informações negativas" de veículos de imprensa de oposição, mas afirma que conseguiu prestar contas de sua gestão no horário eleitoral e crescer nas pesquisas.

"Eu sofri ataques durante os meus quatro anos", afirmou.

O professor de ciências políticas da UFPA Roberto Corrêa afirma que Edmilson Rodrigues é um candidato "recall", por ser ex-prefeito, e Zenaldo Coutinho "vinha sendo subestimado mas cresceu após o início da campanha".

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60