Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Eleitores votam em clima de luto e medo em Madureira

Loading...

POLíTICA

Eleitores votam em clima de luto e medo em Madureira

- Atualizado em 02/10/2016 16:15

ALFREDO MERGULHÃO

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Os eleitores de Madureira e Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio, foram votar neste domingo (2) em clima de luto e medo. Os dois bairros são redutos do candidato a vereador Marcos Falcon (PP), assassinado a tiros na última segunda-feira (26).

Falcon era policial militar e presidente da escola de samba Portela, sediada em Madureira. Na quadra da agremiação funcionam cinco seções eleitorais.

Durante a manhã, um carro da PM ficou no local para garantir a segurança da votação. À tarde, um policial fez plantão na quadra.

"A situação é tranquila, dentro da normalidade. Mas a escola está de luto e é visível a apreensão das pessoas. A polícia está aqui para garantir a tranquilidade", disse o presidente do Conselho Deliberativo da Portela, Fábio Pavão.

As bandeiras do Brasil e da escola de samba estão a meio-mastro em homenagem a Falcon. O luto vai até esta segunda-feira (3), quando ocorrerá a missa de sétimo dia.

Os convites para a celebração estão espalhados nas paredes da quadra da escola de samba e nos muros do bairro.

No prédio em frente a quadra da agremiação ainda há adesivos da campanha de Falcon em sete janelas. A vizinhança que apoiava o candidato assassinado foi obrigada a procurar outra opção, mas teve quem desistiu de votar.

"Para mim, a eleição desse ano perdeu todo o sentido. Agora eu vou votar em quem? A gente tinha certeza que ele [Falcon] seria eleito", afirmou a cabeleireira Paula de Souza, 36.

Ela mora no segundo andar do prédio em frente à quadra da Portela e só vai tirar o adesivo da campanha de Falcon depois da missa de sétimo dia.

Membro da Comissão de Harmonia da escola de samba, o passista e coreógrafo Jerônimo do Patrocínio, 65), conhecido como Jerônimo da Portela, decidiu votar apenas para prefeito nessas eleições.

"Hoje eu saí de casa só para escolher o novo prefeito. A eleição para vereador já acabou para a gente. Nos últimos dias chegaram a sugerir um outro candidato nos grupos de Whatsapp da comunidade, mas francamente eu não quero dar meu voto para outra pessoa", contou.

O nome que circulou nos grupos de Whatsapp dos integrantes da Portela, com pedidos de voto, foi o de Thiago K. Ribeiro (PMDB), que tenta a reeleição.

"Escolher outro candidato foi difícil porque nossa relação era passional. Mas a gente resolveu apoiar quem se comprometeu a seguir com o legado do Falcon, e essa pessoa é o Thiago K. Ribeiro", disse Higor Machado, 35, administrador do barracão das escolas de samba dos grupos de acesso.

O barracão fica em Oswaldo Cruz, na sede da Associação Cultural Samba é Nosso --que era presidida por Falcon-- em frente a uma praça chamada de Campo do Falcon pelos moradores da região. No local há um gramado sintético para jogar futebol e aparelhos públicos de ginástica.

O comitê de campanha do candidato morto, em Oswaldo Cruz, fica a uma quadra de distância do campo e permanece lacrado pela Polícia Civil.

Ele foi atingido por pelo menos quatro tiros de fuzil quando homens encapuzados e armados chegaram ao comitê atirando. Os assassinos fugiram após o crime. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60